2º Festival do Alho, Batata e Cebola – ABC da Boa Mesa de Cristalina

Entre os dias 12 e 15 de agosto, acontece em Cristalina o 2º Festival do Alho, Batata e Cebola – ABC da Boa Mesa, o evento visa mostrar aos brasileiros a importância econômica das três culturas, que juntas geram mais de 10 mil empregos diretos e outros milhares indiretos no município de Cristalina. Sendo voltado especialmente para produtores, profissionais do setor alimentício, estudantes, pesquisadores, donas de casa e o público em geral, que poderá experimentar diversas opções de pratos que levam o alho, a batata e a cebola como ingredientes principais.

O Festival acontece na Praça da Prefeitura e o público visitante poderá assistir seminários técnicos sobre temas relacionados ás três culturas, além disso, pode conferir também o festival gastronômico, com Oficinas Culinárias Conceituais e a Cozinha-Show que mostra a riqueza nutricional e a versatilidade dos produtos na confecção de pratos simples, porém elaborados.

Será oferecido aos visitantes toda uma infra-estrutura, com auditório para realização de palestras, estandes para exposição de produtos, praça de alimentação e palco para realização de shows artísticos e culturais.

Instalado nas ruas em torno da Praça da Prefeitura de Cristalina, o ABC da Boa Mesa contará, ainda, com auditório para realização de palestras, estandes para exposição de produtos, praça de alimentação e palco para realização de shows artísticos e culturais.

Na opinião do coordenador do projeto e membro da Associação Brasileira da Batata (Abba) João Gruber, o evento é um importante momento para destacar a riqueza produzida no campo e apresentar à sociedade a importância do alho, batata e cebola do ponto de vista nutricional e econômico. Ele ressalta, ainda, outros benefícios gerados por essas culturas, como inclusão social, geração de emprego, capacitação de pessoas, fomento econômico e respeito ao meio ambiente, com a utilização de boas práticas agrícolas.

o Sebrae destaca alguns pontos que demonstram a importância de Cristalina no cultivo das culturas de alho, batata e cebola no Brasil:

O Estado de Goiás ocupa lugar de destaque na produção agrícola nacional. A região de Cristalina tem nas culturas do alho, batata e cebola sua maior representatividade do setor, contribuindo para o abastecimento nacional e até internacional, como ocorre com a cebola, que é exportada para a Argentina e o Uruguai. Segundo representantes das associações nacionais das três culturas, mais de 26 mil pessoas sobrevivem do trabalho em uma das etapas dessa cadeia produtiva.

Com 1,8 mil hectares de área plantada e uma produtividade média de 15 toneladas/hectare, o município de Cristalina é responsável por 20% da produção nacional de alho, que chega a 2,5 milhões de toneladas por safra, segundo Rafael Jorge Corsino, da Associação Nacional de Produtores de Alho (Anapa). No ano passado, os 100 mil hectares cultivados no Brasil geraram 7 milhões de caixas de alho, além de milhares de empregos diretos e indiretos. “Só a região de Cristalina emprega, diretamente, 7 mil pessoas na cultura do alho. Outros 11 mil postos de trabalho são gerados indiretamente”, calcula Márcio Braga, produtor de alho e cebola.

Já a produção nacional de batatas totaliza 2,5 milhões de toneladas por safra, com 100 mil hectares de área plantada. Em Cristalina, 5,6 mil pessoas trabalham diretamente ou indiretamente com o cultivo da batata, que ocupa 6 mil hectares de terra na região e resulta na produção de 220 mil toneladas do produto, aproximadamente 10% do total produzido no País. João Luiz Gruber Sobrinho, coordenador do Festival do ABC e membro da Associação Brasileira da Batata (Abba), informam que 22 toneladas são consumidas em Goiás e o restante abastece Estados do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País.

A cebola é uma das hortaliças mais consumidas no Brasil. Em todo o País, são mais de 47 mil hectares de área plantada. Cristalina é o maior produtor de Goiás, com aproximadamente 700 hectares cultivados, empregando 4,5 mil trabalhadores, dos quais 2.800 diretamente. Na última safra, o município colheu 48 mil toneladas de cebola, que foram distribuídas no mercado brasileiro e exportadas para a Argentina e o Uruguai.

A expectativa é de que os números referentes à geração de empregos sejam ainda maiores nos próximos anos, com a chegada de várias indústrias para beneficiar a produção agrícola do município. A valorização da atividade agrícola e a atração de indústrias estão entre as metas da administração municipal, garante o prefeito de Cristalina, Luiz Attié.

Mais informações na Agência Sebrae Cristalina

2 Comentários

  1. Se algum investidor tiver interesse em adquirir terreno de 7.500 m2. contatar siatadi@gmail.com. Em frente a estrada.

    ResponderExcluir
  2. Já a produção nacional de batatas totaliza 2,5 milhões de toneladas por safra, com 100 mil hectares de área plantada. Em Cristalina, 5,6 mil pessoas trabalham diretamente ou indiretamente com o cultivo da batata, que ocupa 6 mil hectares de terra na região e resulta na produção de 220 mil toneladas do produto, aproximadamente 10% do total produzido no País. João Luiz Gruber Sobrinho, coordenador do Festival do ABC e membro da Associação Brasileira da Batata (Abba), informam que 22 toneladas são consumidas em Goiás e o restante abastece Estados do Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste do País.

    ResponderExcluir