Produção Agrícola Goiana pode chegar a 20 milhões de toneladas


O rico e pujante Estado de Goiás poderá ter uma produção agrícola superior a 20 milhões de toneladas até o ano de 2020 e Cristalina é parte fundamental nesse ambicioso projeto estratégico goiano. Atualmente, a safra de grãos do Estado é de 13 milhões de toneladas, sendo o arroz, o milho e a soja os principais cultivares.

O segredo para alcançar o expressivo aumento na produção do Estado está na irrigação, sistema este que permite o plantio de duas a três safras por ano, dessa forma, a produtividade por hectare é muito maior. O Governo Goiano conseguiu R$ 22 milhões em recursos a serem investidos em projetos de irrigação em Luiz Alves, Flores de Goiás e Campo Alegre. Serão construídas ainda em Cristalina  80 barragens, em Rio Verde 30 barragens e Palmeiras de Goiás mais 50 barragens. Mais R$ 79 milhões podem ser liberados pelo Governo Federal para serem investidos para ampliar os projetos de irrigação em Goiás.
Com a efetivação desses projetos de irrigação, as regiões de Cristalina e Rio Verde, que já são os maiores produtores de grãos do Estado, deverão se tornar campeões em produtividade por hectare, atraindo mais investimentos para esses municípios e colocando Goiás como um dos maiores e mais importantes produtores agrícolas do Brasil.

0 Comentários