Proposta da Codeplan de Anexar seis municípios ao Distrito Federal

Seis municípios goianos poderão ser anexados ao Distrito Federal, essa idéia ganhou força depois que o presidente da Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal), Rogério Rosso, retomou o debate a respeito da ampliação da área do Distrito Federal, que passaria dos atuais 5.800 quilômetros quadrados para 10.108 km2. 

Só lembrando, que no Século 19, a Missão Crulls, demarcou uma área de 14,2 mil quilômetros quadrados para o Futuro Distrito Federal, porém, em 1956 o então presidente Juscelino Kubitschek, alegando que um território tão grande seria difícil alocar recursos financeiros para pagar as desapropriações, fixando o tamanho atual.

Pela proposta de Rosso, seis municípios que são extremamente dependentes de Brasília, seriam incorporados ao Distrito Federal, são eles: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Santo Antônio do Descoberto, Novo Gama, Valparaíso de Goiás e Planaltina de Goiás, que juntos possuem uma área de 4.308 quilômetros quadrados e com 572,8 mil habitantes.

Essa idéia de anexar as cidades do Entorno ao Distrito Federa já é antiga, há propostas de criação de um novo Estado, chamado Estado do Planalto Central, que seria formado pelos 19 municípios goianos do Entorno, dentre eles Cristalina, pelas Cidades-Satélites, que seriam elevadas à municípios, esse Estado teria como capital a Cidade-Satélite de Taguatinga, já Brasília seria formada pelo Plano Piloto e bairros próximos.

Os parlamentares goianos já avisaram que não irão aceitar que Goiás perca nenhum centímetro de terra, o Estado que já perdeu o atual Triângulo Mineiro, em Minas Gerais, cedeu território para construção do Distrito Federal e para o Estado do Tocantins, sendo este último, uma as Unidades da Federação que mais se desenvolve no Brasil. Será que não está aí a solução para o nosso Entorno?
Essa proposta surge num momento que precede um ano eleitoral, sempre nesses períodos aparecem estes tipos de proposta, como o Entorno de Brasília possue uma grande população, sendo a região um dos maiores colégios eleitorais de Goiás e do Distrito Federal, a mesma é um prato cheio para políticos e candidatos.

O Entorno é conhecido pelos seus problemas socioeconômicos, depois de ficar muito tempo desamparada pelo governo federa e principalmente pelos governos de Goiás que alegava que nossos problemas era responsabilidade de Brasília, e o governo do Distrito Federal alegava que a região era responsabilidade de Goiás...  Resumindo, o Entorno era um filho sem pai e mãe.

Para tentar mudar essa situação, em 1998, foi criada a RIDE (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno) que trouxe mais visibilidade para a região, mas ainda não foi suficiente para impulsionar o desenvolvimento dos 22 municípios (19 goianos e 3 mineiros) que a forma.

E você, o que acha dessa proposta da Codeplan de anexar seis cidades goianas ao DF. Se essa proposta se efetivar, veja abaixo como ficará o mapa do Distrito Federal:

Fonte do Mapa: Codeplan e Correio Braziliense

2 Comentários

  1. De acordo total....Assim quem sabe diminui a robalheira nessas prefeituras do entorno

    ResponderExcluir
  2. Integrando esses municípios ao Distrito Federal os habitantes desses locais estarão muito mais amparados, com relação à saúde policiamento e educação. O governo de Goiás deveria estar mais preocupado com seu povo do que com um pedaço de terra "perdido", pois se esses locais fossem bem organizados e administrados essa proposta provavelmente não seria cogitada, e caso acontecesse de ser a população seria contra. Se fizermos uma enquete com a população que mora lá como o correio brasiliense fez no site http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2009/10/06/cidades,i=146546/DF+VAI+GANHAR+MORADORES+DE+GOIAS.shtml podemos ver claramente que a população está assustada com o esquecimento por parte do governo do Goiás e que a maioria da população está favorável a mudança.

    ResponderExcluir