Profissão de Motoboys e Moto-táxistas agora é regulamentada


No dia 29 de julho de 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que regulamenta as profissões de motoboy e moto-táxista em todo país. Em Cristalina, temos diversas empresas que presta o serviço de moto-táxi há vários anos, já que a cidade não dispõe de serviço público de transporte coletivo de passageiros. De acordo com o ministro das Cidades, Márcio Fortes, o governo autorizou esses serviços porque “não pode fechar os olhos a uma atividade que já existe”.
O Contran - Conselho Nacional de Trânsito, ainda irá editar uma resolução com as regras dos cursos obrigatórios de formação específica desses condutores. Aqueles que já estão na profissão têm até 365 para se adaptar às novas regras exigidas para as atividades de motoboy e moto-táxistas.
Somente pessoas com pelo menos 21 anos de idade e com habilitação específica para motocicletas há pelo menos dois anos, poderão exercer as novas profissões. Além disso, os profissionais só poderão trabalhar vestindo colete dotado de refletores, deverão instalar nas motos equipamentos de segurança como os mata-cachorros e as antenas corta-pipas.
Todos os veículos deverão ser inspecionados semestralmente e receberão identificação especial como placas vermelhas. O diretor-geral do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Alfredo Peres, ressaltou que, para exercer a nova atividade, os condutores terão que fazer um curso específico, além daquele para obter a habilitação. Esse curso deve ser ministrado pelas autoescolas.
Segundo o ministro, os municípios terão que regulamentar questões específicas de funcionamento desses serviços, como locais de circulação e tarifas cobradas pelos mototaxistas, por exemplo.
A previsão da Federação dos Moto-táxistas e Motoboys do Brasil (Fenamoto) é de que a regulamentação resulte na legalização de 1 milhão de trabalhadores.
Confira abaixo o nome e telefone de algumas empresas de moto-táxi de Cristalina:
  • Moto Taxi Brauna, tel: (61) 3612-3070;
  • Moto Táxi União, tel: (61) 3612-2385;
  • Moto-Táxi Cristal, tel: (61) 3612-3070 Tel: (61) 3612-6070.



Quer divulgar esta matéria, não esqueça a fonte: http://www.redecol.com.br/
Gostou do Post? Receba nossas notícias via 200Feed

0 Comentários