Irriga Mais - 1ª Mostra de Culturas Irrigadas de Cristalina



O município de Cristalina conta com mais de 570 pivôs, cobrindo uma área de 47 mil hectares, sendo o município Latino-Americano com maior área irrigada, por isso a cidade vem chamando a atenção não só do Brasil, mas também do mundo todo, um exemplo disso é a chegada da indústria francesa Bonduelle ao município, atraída pela grande oferta de matéria-prima durante todo o ano e pela qualidade da nossa produção.
No dia 1º de setembro, Cristalina irá sediar o evento Irriga Mais - 1ª Mostra de Culturas Irrigadas de Cristalina. O objetivo é mostrar à sociedade e autoridades políticas a força da produção dessas culturas em Goiás e a conscientização dos produtores goianos, que utilizam a água da chuva acumulada em barragens, prática de irrigação sustentável. O evento será realizado na Fazenda Pamplona SLC Agrícola. Este encontro é uma realização do Sindicato Rural de Cristalina em parceria com o Sistema Faeg/Senar, Seagro, Seplan e prefeitura municipal de Cristalina e contará com a presença de produtores, empresários, autoridades políticas e sociedade para uma discussão sobre a irrigação sustentável, demonstrando as transformações sócio-econômicas que a irrigação está promovendo no nosso município, abastecendo mais de 15 indústrias e empregado milhares de pessoas.
O evento terá início às 8 horas na Fazenda Pamblona, onde será realizado o credenciamento dos participantes e haverá um café da manhã. O Irriga Mais utilizará a metodologia de Dia de Campo. Serão apresentadas culturas irrigadas em três propriedades da região que utilizam a irrigação como meio de produzir alimentos e gerar emprego e renda à comunidade de forma sustentável.
A primeira fazenda a ser visitada é a Pamplona, onde serão apresentadas lavouras de algodão, milho semente e trigo. Batata, cebola, alho, cenoura e beterraba serão as culturas vistas na Fazenda Santa Bárbara. Com 2.300 hectares irrigados, esta propriedade gera aproximadamente dois mil empregos diretos somente com a irrigação.
A integração Lavoura-Indústria-Pecuária será um tema apresentado durante a mostra das culturas de tomate, ervilha e milho doce na Fazenda Agriter – Goiás Verde. Onde o evento será encerrado. Segundo o presidente da Comissão de Cereais Fibras e Oleaginosas da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Alécio Maróstica o objetivo do evento é mostrar à sociedade e autoridades políticas a força da produção de culturas irrigadas no Estado, assim como a conscientização dos produtores em utilizar água que vem da chuva acumulada em barramentos.
Para maiores informações entre em contato com o Sindicato Rural de Cristalina, no telefone: 61 – 3612-5732.

Fonte: FAEG e Jornal Diário da Manhã com adaptações REDECOL BRASIL.


Quer divulgar esta matéria, não esqueça a fonte: http://www.redecol.com.br/
Gostou do Post? Receba nossas notícias via 200Feed

Comente com sua conta do Facebook

Comente com sua conta do Google

Nenhum comentário

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.