Cristalina ganha fábrica da Fugini Alimentos

A Fugini alimentos, tradicional fabricante de atomatados e doces, resolveu entrar no mercado de pratos prontos, afim de diversificar seu portfólio e diminuir o peso dos atomatados na receita da empresa, que corresponde a 60% do total.
Para concretizar esse plano, Auro Ninelli, presidente da empresa, anunciou um investimento de R$ 40 milhões em uma nova fábrica em Cristalina. Segundo Ninelli, Cristalina foi escolhida por ser uma região abundante em matérias-primas que atende o novo seguimento no qual a empresa se prepara para entrar - vegetais em conserva.
A nova fábrica terá capacidade para 50 mil toneladas de vegetais brutos, o que poderá render a empresa já em 2010 R$ 80 milhões com o novo ramo de atuação.
O executivo afirmou que ainda estuda a melhor forma para financiar a nova unidade de produção. “Estamos analisando três linhas diferentes de financiamento”, disse. Ele resaltou ainda que, apesar das turbulências em que passa a economia, nada ameaça o projeto, que saíra do papel de qualquer maneira.“Nós não trabalhamos com expectativa de crise muito grave. Podemos ter alguma alteração, mas o Brasil vai continuar crescendo.”
Mesmo com todo esse otimismo, Ninelli diz não se surpreender se houver uma desaceleração do consumo. “Outros setores da economia estão estagnados ou desacelerando com força. Pode ser que o consumo a médio prazo diminua”, disse, reafirmando que mesmo que isso aconteça a nova fábrica deve estar pronta até o início de 2010.
Na nova fábrica de Cristalina, serão fabricados, milho, ervilha, seletas, grão de bico e feijão pronto. Além dos atomatados.
Hoje, a capacidade de produção da Fugini é de 150 mil toneladas por ano,a empresa trabalha com ocupação de 120 mil toneladas por ano. Com o crescimento projetado para 2009, de 25% — que já foi alcançado nos meses de janeiro e fevereiro — a empresa vai necessitar de mais espaço para produzir atomatados em 2010. Com a nova fábrica, a capacidade alcançará 250 mil toneladas por ano. “No dia 20 de fevereiro já tínhamos alcançado o crescimento projetado para o mês”, afirmou Ninelli.
Ninelli, acredita que o fato da crise ter se agravado nos últimos meses de 2008 fez com que as pessoas se endividassem menos, o que deixou uma brecha no orçamento para investir em alimentação. Reajuste de preços apesar de não estar sentindo os efeitos da crise internacional, a Fugini tem encontrado dificuldades em 2009. O aumento do preço do tomate e do açúcar tem pressionado os custos de produção da empresa, que deve reajustar preços nos próximos dias, segundo Ninelli. “Estamos pagando R$ 3 mil a tonelada da polpa de tomate. Até outubro do ano passado pagávamos R$ 1,8 mil”, disse. O executivo espera que a situação melhores a partir de julho, quando começa a safra do produto. Por conta desse aumento, os preços dos doces e atomatados devem subir entre 6% e 10% em média. “Vamos fechar o mês para ver como estão nossos custos”, disse. Além da divulgaçãodo do investimento na nova fábrica, Ninelli contou que pretende ampliar aportes na divulgação dos pratos prontos.
Como os produtos são embalados a vácuo, eliminando a necessidade de refrigeração, consumidores e varejistas estão confusos em relação as características dos pratos prontos. “É um mercado que precisa de uma comunicação muito forte. É difícil entender que uma lasanha não precisa ficar no refrigerador”, explicou. A empresa está utilizando apenas 50% da capacidade de produção de pratos prontos atualmente.

Quer divulgar esta matéria, não esqueça a fonte: http://www.redecol.com.br/

2 Comentários

  1. juliano cordeiro da silva23 de maio de 2010 às 21:37

    A fugini já estar se consolidado no mercado de brasilia, e com certeza ela vai se consolidar nos mercado de cristalina é entorno, isso tudo pela a qualidade de seus produto, essa marca vai longe, parabéns fugini pela sua ousadia e parabéns cristalina por esse grande presente que em breve vocês vão receber, o povo de cristalina merecer.

    ResponderExcluir
  2. PARABENS A TODOS QUE PRODUZEM COM QUALIDADE E EGIENE OS PRODUTOS FUGINI,E TBM A CRISTALINA POR ACOLHER UMA EMPRESA TAO IMPORTANTE NO MERCADO.FUGINI FAZENDO COM CARINHO,PRA DONA DE CASA FAZER COM AMOR.

    ResponderExcluir