Antes de mais nada, se você está se perguntando se vale a pena comprar apartamento na planta, saiba que esta pode ser uma oportunidade para você economizar e ainda fazê-lo valorizar no futuro.

De antemão, saiba que esta decisão também é vantajosa em razão de contar com os projetos complementares de uma nova edificação.

Isso quer dizer que dificilmente você terá que fazer algum tipo de reparo neste contexto. Afinal, toda a infraestrutura ligada a drenagem, climatização, rede hidráulica e outros itens que permeiam a arquitetura de um projeto estará nova em folha.

No entanto, ainda existem pessoas que não se sentem tão confortáveis em adquirir um apartamento na planta. Por isso, preparamos este artigo para situar os benefícios desta escolha.

Por fim, se você quer se aprofundar no tema e tomar de vez a decisão de comprar ou não um apartamento na planta, este é o artigo certo para você. Boa leitura.

Será que vale a pena comprar apartamento na planta?

Antes de mais nada, vamos listar as vantagens para você mesmo chegar à conclusão de que pode sim valer a pena comprar apartamento na planta. Uma delas, é que o preço deste produto pode ser até 20% mais barato que um apartamento pronto.

Por consequência, a segunda vantagem é que a entrada é praticamente mínima, o que também torna parcelas, dependendo do acordo, menores que parcelas de um aluguel, por exemplo.

Por isso, em termos monetários e outros que trataremos adiante, você já deve entender que existem muitos benefícios em se adquirir um imóvel direto na planta.

Mas como funciona?

Adquirir um apartamento na planta não é tão diferente de comprar um apartamento que já contou com outros moradores. No entanto, vale a pena citar que existem menos processos burocráticos, algo que trataremos no decorrer do artigo.

Sobretudo, a forma de adquirir e pagar são basicamente as mesmas de um imóvel pronto. Se a opção pela compra acontecer por financiamento direto com a construtora, por exemplo, as nuances serão as mesmas analisadas.

Ademais, também é possível adquirir um apartamento na planta através do programa Casa Verde e Amarela, criado para famílias que possuem renda mensal de até R$7.000,00.

Por fim, saiba que a melhor maneira para economizar e perceber que vale a pena comprar apartamento na planta é o pagamento à vista. Isso porque você pode obter excelentes descontos junto à construtora.

Quais vantagens em comprar apartamento na planta?

Sabemos que, eventualmente, algumas pessoas se sentem receosas em fazer este tipo de aquisição. No entanto, na atualidade, esta modalidade de venda tem superado a desconfiança e se tornado cada vez mais procurada.

Se você ainda não se convenceu de que vale a pena comprar apartamento na planta, listamos uma série de benefícios para tirar de vez a dúvida da sua cabeça.

Boa condição de pagamento

Antes de mais nada, lembra que abordamos em tópicos anteriores que os valores de um apartamento na planta são mais vantajosos? Pois bem, outra vantagem nesse sentido é que é possível também parcelar o dinheiro da entrada.

No entanto, vale ressaltar que essa prática é oferecida por algumas imobiliárias, apenas. Por isso, lembre-se de consultar o empreendimento antes de contar com essa possibilidade.

Entretanto, um ponto que merece atenção é tomar cuidado com os juros. Isso porque os valores podem aumentar em razão do parcelamento. Sendo assim, avalie se ao fim da quitação os valores não ficarão maiores e pesados para o seu bolso.

Material novinho em folha

Com toda a edificação nova, você possivelmente não terá nenhum gasto relativo a reparo no seu imóvel, a não ser que queira personalizá-lo de alguma forma.

Isenção do IPTU até a entrega das chaves

Sobretudo, este é mais um ponto que afirma que sim, vale a pena comprar apartamento na planta. Isso porque quando você compra um imóvel pronto, no início do ano, terá que arcar com este imposto.

No entanto, se o seu apartamento estiver em fase de construção, você não terá que assumir o pagamento deste tributo..

Mais tempo para economizar

Por fim, lembre-se que apartamentos na planta possuem um prazo de entrega. Isso significa que eles podem demorar de um a dois anos para ficarem prontos.

Por isso, durante o tempo de espera, você pode parcelar a entrada e não tem aquele “rombo” financeiro inicial. Além disso, você pode se preparar melhor para escolher a mão de obra caso deseje personalizar o seu novo imóvel.

E desvantagens, existem?

Existem cenários que podem frustrar eventualmente o cliente que compra o apartamento na planta. No entanto, saiba que para cada situação existem garantias protegidas por lei para que o comprador não saia prejudicado.

Reputação da construtora

Antes de adquirir o seu apartamento na planta, pesquise sobre a construtora que está intermediando a compra. Isso porque, em razão dos adventos tecnológicos, é possível saber se a empreendedora costuma entregar o que promete.

Por isso, a dica antes de comprar o seu apartamento na planta, mesmo que você tenha se apaixonado logo de cara, é fazer esta pesquisa prévia sobre o histórico da construtora para evitar dores de cabeça.

Atraso na entrega do imóvel

Esta pode ser uma dor de cabeça comum, principalmente para as pessoas que adquirem um imóvel na planta sem antes fazer uma pesquisa prévia sobre a reputação da empreendedora.

Eventualmente este atraso é decorrente de fatores externos, como variação climática e demais adversidades externas que fogem ao controle humano.

No entanto, saiba que este tipo de adversidade pode ser solucionada no âmbito da lei. Isso porque, o comprador que tiver um imóvel em atraso maior que seis meses, deve ser indenizado.

Conclusão

Agora que você sabe que vale a pena comprar um apartamento na planta, que tal seguir as dicas para realizar o sonho de personalizar o seu lar à sua maneira?

Ademais, lembre-se que adquirir um imóvel novo em folha é sinônimo de ter em mãos um patrimônio duradouro.

Por fim, além de todas as benesses citadas ao longo do artigo, saiba que adquirir um imóvel na planta é sinônimo de menos processos burocráticos. Isso porque você está adquirindo um imóvel que nunca teve um proprietário.

Isso significa que você estará livre de adversidades, como documentações inadimplentes e impostos atrasados.

0 Comentários