Tarifa de pedágio na BR-040 foi reajustado em cinquenta centavos entre Brasília e Juiz de Fora MG

Praça de pedágio em Cristalina Goiás
Praça de Pedágio na BR-040 em Cristalina Goiás.


Por incrível que pareça, mesmo após não cumprir as obrigações de duplicação e melhorias na BR-040, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou aumento no valor do pedágio cobrado pela concessionária Via 040/Invepar que administra a rodovia BR-040 no trecho entre Brasília e Juiz de Fora, em Minas Gerais. 

A partir desta segunda-feira, 20 de dezembro de 2021, a tarifa de pedágio vai passar de R$ 5,30 para R$ 5,80 ou seja, aumento de 10,25% que foi calculado com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). O novo valor vale para automóveis, caminhonetes e furgões.

Segundo o relator do processo na ANTT, diretor Davi Barreto, esse é o primeiro reajuste referente ao primeiro termo aditivo ao contrato que foi celebrado no ano passado, já no contexto de relicitação da rodovia. 

Veja abaixo os preços que passam a ser cobrados para todas as categorias de veículos:

tarifas br 040
Valores tarifa de pedágio na BR-040 entre Brasília e Juiz de Fora. Imagem reprodução.

A BR-040 possui atualmente onze praças de pedágio e o novo valor da tarifa será reajustados em todas elas: 

  1. Cristalina (GO);
  2. Paracatu (MG);
  3. Lagoa Grande (MG);
  4. João Pinheiro (MG);
  5. Canoeiras (MG);
  6. Felixlândia (MG);
  7. Curvelo (MG);
  8. Sete Lagoas (MG);
  9. Itabirito (MG);
  10. Conselheiro Lafaiete (MG);
  11. Juiz de Fora (MG).


Devolução e relicitação da rodovia

A Via 040 solicitou, junto à ANTT, o pedido de relicitação do trecho da BR-040. A desistência de gerir a rodovia veio sob justificativa de prejuízo financeiro. Os trâmites da relicitação iniciaram em 2017, mas só começaram a caminhar em 2019, quando a ANTT aprovou o pedido de relicitação do trecho da BR-040 entre Brasília e Juiz de Fora. 

Em setembro de 2020 o governo federal divulgou que pretende fazer um novo leilão de concessão da BR-040, dessa vez, pretende mudar os trechos concedidos, que passaria a considerar dois grandes percursos: Entre Belo Horizonte e Rio de Janeiro e, entre Brasília e Belo Horizonte. As novas concessões devem ser assinadas no segundo semestre de 2022.

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