Estudante fotografa peixe com parasita comedor de línguas

Parasita comedor de línguas
Peixe com parasita comedor de línguas na boca. Foto: Divulgação/Don Marx.

Olha que coisa bizarra e ao mesmo tempo surpreendente. Um estudante de biologia marinha fisgou um peixe com um parasita simbiótico no lugar da língua. Don Marx, pescou o peixe na cidade do Cabo, na África do Sul e logo tirou uma foto da boca do animal e enviou a um professor de zoologia, que ficou bastantes surpreso ao descobrir que a espécie encontrada na boca do hospedeiro nunca havia sido observada pela ciência.

Conhecidos como peixe-comedor-de-língua (Cymothoa springbo), esses parasitas são na verdade crustáceos que ficam à deriva na água do mar até encontrar uma pobre vítima. Quando eles alcançam um peixe, entram e se fixam nas guelras do animal e quando atingem uma idade ideal, mudam de gênero e viram fêmeas. Nesse no estágio, o parasita migra para a língua do peixe, onde morde e interrompe a circulação sanguínea, fazendo com que o órgão degenere. No momento certo, o parasita se fixa na boca do peixe fazendo a função da língua, ali ele se alimentará do sangue e mucosa do hospedeiro.

Num post feito em sua rede social (veja ao final desta matéria), Don Marx ressalta que a perda de sangue é insignificante para o peixe, que não sofre nenhum outro dano — com exceção de uma língua decepada em uma das etapas do processo. "O parasita morre quando o peixe morre, então não é vantagem evolutiva o parasita matar o hospedeiro", acrescentou. "Portanto, para que ambas as espécies completem seus ciclos de vida, um relacionamento saudável é mantido."

O peixe encontrado com o parasita comedor de línguas é da espécie "Carpinteiro". Com essa nova descoberta, já foram catalogadas cerca de 280 espécies desses parasitas.
 

0 Comentários