Panorama da TV Digital em Cristalina e região

Globo HD, SBT HD, Record HD e Band HD em Cristalina Goiás
Faltando poucos dias para o prazo limite dado pela Anatel para o desligamento da TV analógica no Distrito Federal e cidades adjacentes, nem todas as retransmissoras de tv conseguiram entrar em operação na cidade de Cristalina. Ao todo, no município existem quatro canais consignados e autorizados pelo governo federal, destes, somente três estão no ar em alta definição: TV Serra Dourada, TV Record Brasília e TV Anhanguera. Falta ainda o sinal da TV Goiânia, emissora afiliada da Rede Bandeirantes de Televisão.

Inicialmente, o governo federal havia estabelecido a data de 26 de outubro como dia “D” do apagão da tv analógica em Cristalina e mais oito cidades aqui do Entorno, além do Distrito Federal. No entanto, constatou-se que nem todas as famílias conseguiram adquirir um televisor com conversor integrado ou mesmo um conversor digital externo.

Outro ponto preocupante diz respeito a disponibilização dos canais digitais, assim como em Cristalina, nas cidades vizinhas algumas retransmissoras ainda não conseguiram colocar seus sinais em HD no ar. Muitos telespectadores reclamam que as emissoras que já operam com o sinal digital não possuem a qualidade esperada. Reclamações de sinal instável e quadriculado são comuns. O sinal da tv digital para dispositivos móveis também é constantemente tema de questionamentos.

É importante destacar que a qualidade da recepção digital não depende somente da emissora, mas também do conjunto receptor, aqui considerados o sistema antena, fiação, conversor, televisor e configuração do aparelho. O site Seja Digital traz algumas informações sobre questões relacionadas à recepção digital, acesse: www.sejadigital.com.br.

Em relação à TV Goiânia, em Cristalina, estamos entrando em contato com a área técnica da emissora, assim que obtivermos alguma informação divulgaremos aqui no site Redecol Brasil. Abaixo, veja a relação de canais/emissoras digitais consignadas para Cristalina:

  • 20.1 - TV Serra Dourada (SBT) – Está no ar também no canal virtual 5.1;
  • 22.1 - TV Record Brasília (Record) – Está no ar também no canal virtual 58.1;
  • 26.1 - TV Bandeirantes Goiás (Band) – Estará no ar também no canal virtual 36.1;
  • 30.1 - TV Anhanguera de Luziânia (Globo) – Está no ar também no canal virtual 9.1;

0 Comentários