Desligamento da TV Analógica no DF e Entorno é prorrogado até 17 de novembro de 2016

Até 17 de novembro a tv analógica será desligada no DF e nas seguintes cidades: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Desligamento da tv analógica em Brasília e Entorno.
Informação importante, o desligamento da TV analógica que ocorreria nesta quarta-feira (26/10) em Brasília e nove cidades do Entorno, sofreu mudança no cronograma. Segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, em decisão tomada nesta terça-feira, o desligamento será feito de forma escalonada entre os dias 26 de outubro e 17 de novembro.

Na prática, as emissoras analógicas poderão fazer o desligamento na data que acharem mais adequada, entre 26 de outubro e 17 de novembro. Algumas emissoras já avisaram ao governo que vão proceder o desligamento imediatamente. Outras emissoras farão esse processo no final da nova data estabelecida.

Quais localidades ocorrerá o desligamento da TV Analógica entre 26/10 e 17/11?
Além do Distrito Federal, as emissoras analógicas serão desligadas nas seguintes cidades goianas próximas à capital da república: Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Cristalina, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.

Por que o desligamento da TV analógica foi prorrogado?
A exigência da portaria que instituiu a implantação do sinal digital no país é que pelo menos 93% dos domicílios estejam aptos a receber o sinal digital para que o analógico seja totalmente desligado.
De acordo com o presidente da Anatel, a última pesquisa feita pelo Ibope há dez dias mostrava que o percentual na região do DF havia chegado a 88%, mas a expectativa é que agora esteja em 90%. Estima-se que 80 mil famílias ainda não possuem acesso à tv digital. No dia 16 de novembro será realizada outra pesquisa para verificar se os percentuais mínimos de acesso foram alcançados.

Terá algum aviso nos canais analógicos desligados?
Nos canais que forem desligados, haverá uma tela fixa informando que o sinal analógico foi desligado e que a programação está disponível no canal digital. “O telespectador que ainda está no analógico vai começar a perceber que está com menos canais. No caso das retransmissoras, não haverá avisos, elas simplesmente saíram do ar.

0 Comentários