Parabéns Cristalina pelos seus 98 anos de emancipação

Foto de Cristalina - Aniversário de 98 anos
Vista aérea de Cristalina/GO. Foto: Reprodução Redecol/Mucio Vaz (via Drone).

A cidade de Cristalina está completando hoje (18/07), 98 anos de emancipação política/administrativa. A antiga Serra dos Cristais foi desmembrada do município de Luziânia em 18 de julho de 1916, e por causa da farta quantidade de cristal de rocha presente em suas terras o recém-criado município recebeu o nome de Cristalina.

Até a década de 70, Cristalina tinha uma economia baseada na exploração e venda de cristais, já que ninguém acreditava que as pobres terras do cerrado serviam para plantações comerciais. Essa situação começou a mudar no início da década de 80 com a chegada de alguns sulistas (principalmente do Paraná e Rio Grande do Sul) aventureiros e desbravadores, que resolveram transformar o município num grande polo produtor de alimentos no Brasil.

Três décadas depois, Cristalina se transformou e se reinventou, sendo hoje um dos maiores produtores agrícolas do país. Sua economia agora é fundamentada na agricultura, comércio e serviços, mas o cristal ainda gera riquezas ao município.

Cristalina está mais desenvolvida, mais interligada ao mundo, e muito mais atrativa, tanto às pessoas, quanto aos investidores. A cidade tem um potencial desenvolvimentista incrível, e que precisa ser trabalhado continuamente pelos nossos governantes. Sua localização próxima ao Distrito Federal e ao Triângulo Mineiro permite a instalação de grandes empresas, que podem facilmente escoar sua produção pelas rodovias BR 040 e BR 050, que estão sendo duplicadas.

Nos últimos anos a construção civil teve um boom na cidade, vários edifícios foram e estão sendo erguidos, movimentando a economia e o comércio local. Novas lojas são abertas todos os dias, gerando emprego à população e atraindo novos investimentos.

Os serviços públicos estão mais presentes e próximos do cristalinense, hoje na cidade estão instalados importantes órgãos como a Previdência Social, Sebrae, Vapt-Vupt (que reúne vários órgãos do estado de Goiás), Caixa Econômica Federal, nova se do TER, Correios,  Ministério Público e do Fórum de Justiça.

Cristalina tem um problema sério de segurança pública, a criminalidade vem assustando os cristalinenses, o maior presente para a cidade neste dia 18 de julho, seria um sistema de segurança pública eficiente e condizente com o tamanho e importância do município. Parabéns Cristalina, pelos seus 98 anos! São os votos do site Redecol Brasil.

Programação de Aniversário

Sexta 18/07
5h - Alvorada com a banda de música.
11h - Inauguração da Praça em Campos Lindos.
16h - Inauguração da Praça da Vitalidade.
19h - Barracas com comidas típicas dos estados brasileiros.
21h - Abertura do 1º Festival de Inverno com apresentação da BRAPO Brasília Popular Orquestra.
22h - Almir Pessoa: O Violeiro do Brasil.
Atividades sociais e lazer na Praça da Vitalidade durante todo o dia.

Sábado 19/07
19h - Apresentações culturais e artísticas locais.
22h - Noite do Cristalinense Ausente com a banda Mr. GYN.
Rua do lazer durante o dia com diversas atividades para as famílias.

0 Comentários