Venha participar do Primeiro Festival de Inverno de Cristalina

Fundada 18 de julho de 1918, Cristalina fica a 280 quilômetros de Goiânia e a 130 km de Brasília. O município tem esse nome devido à alta incidência de cristais de rocha encontrados na região durante o século XVIII. A economia, antes baseada na exploração e comercialização do cristal de rocha, hoje vive principalmente da agricultura comercial, sendo dona de um dos maiores PIBs agrícolas do país.

Apesar de estar localizado na região Centro-Oeste, o município possui um clima diferente das cidades goianas, com uma temperatura mais amena. Favorecidas pela altitude de 1.237 metros, correntes de ar frio provocam uma queda nos termômetros, que em alguns dias marcam sete graus. A menor temperatura mínima da história chegou a atingir 2ºC.

Nos últimos 30 anos, a média de temperatura mínima foi inferior a 17 graus, uma das menores do estado.
E é neste clima que Cristalina realiza o Primeiro Festival de Inverno (FIC), como parte das comemorações dos 98 anos do município. O evento acontecerá nos dias 18 e 19 de julho, na Praça da Liberdade, e contará com inúmeras atrações e atividades para toda população.
A abertura oficial do festival será na sexta-feira, dia 18, com a apresentação da BRAPO - Brasília Popular Orquestra.

A BRAPO, formada há quase 30 anos, é composta por 17 músicos liderados pelo maestro Manoel Carvalho de Oliveira e tem atuado em festivais de jazz, shows, festas e casas de espetáculo em Brasília.

Logo após, o show será de Almir Pessoa, conhecido como “O Violeiro do Brasil”. O goiano já lançou 3 CDs e 1 DVD na carreira e traz para Cristalina as modas de viola que encantam as plateias brasileiras e internacionais desde 2002, quando lançou seu aclamado show “Viola de Arena.”

No sábado, dia 19, o festival continua, com a Noite do Cristalinense Ausente, evento festivo que recebe os cidadãos cristalinenses que vivem em outras cidades. O show e a animação ficarão por conta da banda goiana Mr. Gyn, que apresentará seus maiores sucessos, com muita interação e o melhor do pop, rock e reggae.

O Festival de Inverno contará ainda com barracas com comidas típicas dos estados brasileiros, uma rua especial para o lazer de crianças e adultos, exposição de artesanato, além de outras atividades culturais e artísticas.

A entrada em todos os eventos será gratuita e a realização é da Prefeitura Municipal.
Confira abaixo a programação detalhada das comemorações:

Programação de Aniversário

Sexta 18/07
  • 5h - Alvorada com a banda de música. 
  • 11h - Inauguração da Praça em Campos Lindos. 
  • 16h - Inauguração da Praça da Vitalidade. 
  • 19h - Barracas com comidas típicas dos estados brasileiros.
  • 21h - Abertura do 1º Festival de Inverno com apresentação da BRAPO Brasília Popular Orquestra. 
  • 22h - Almir Pessoa: O Violeiro do Brasil. 
  • Atividades sociais e lazer na Praça da Vitalidade durante todo o dia. 
Sábado 19/07
  • 19h - Apresentações culturais e artísticas locais. 
  • 22h - Noite do Cristalinense Ausente com a banda Mr. GYN. 
  • Rua do lazer durante o dia com diversas atividades para as famílias.