Linha de trem de alta velocidade ligando Brasília à Goiânia sairá do papel, promete autoridades de Goiás e Distrito Federal


Trem-Bala entre Brasília e Goiânia
Trem de alta velocidade entre Brasília e Goiânia. Arte: Redecol Brasil
O governo de Goiás e do Distrito Federal, juntamente com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste - SUDECO e a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, anunciaram na última quinta-feira (23/05), durante o Fórum Mobilidade Luziânia-Brasília, uma série de obras no setor de transporte rodoferroviário de cargas e passageiros previstas para o Entorno de Brasília e Goiânia.

O evento que acontece na Câmara de Vereadores de Luziânia e contou com a participação de várias autoridades, dentre elas, o governador de Goiás, Marconi Perillo e o superintendente executivo da SUDECO, Marcelo Dourado.

De acordo com as autoridades presentes, a outrora prometida linha de trem de passageiros ligando Brasília a Goiânia, com estações em Alexânia e Anápolis, poderá de fato sair do papel. O consórcio que ficará responsável pela elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ligação ferroviária entre as duas cidades será anunciado ainda nesta semana.

Já Marconi Perillo, disse que a empresa vencedora terá prazo de 10 meses para concluir e apresentar os estudos (EVTEA). A previsão é de que a licitação para a contratação da empreiteira responsável pela obra seja aberta e concluída ainda no primeiro semestre do ano que vem e a ferrovia colocada em operação no prazo máximo de seis anos.

Característica da Linha de trem ligando Brasília a Goiânia
Brasília e Goiânia estão separadas por uma distância de pouco mais de 200 quilômetros, o trem projetado para fazer o percurso entre as duas capitais, será do tipo TMV (Trem de Média Velocidade), que pode alcançar uma velocidade de 180 km/h. Com isso, a duração da viagem entre as duas cidades será de pouco mais de uma hora. Haverá no percurso duas paradas, na estação de Alexânia e outra em Anápolis.


Há muito tempo existe a promessa de construção de um trem-bala ligando Brasília a Goiânia, entra governo e sai governo e nada é feito, Sempre em ano pré-eleitoral, esse projeto vem à tona e, em seguida, após serem eleitos ou reeleitos, os governadores de Goiás e Distrito Federal esquecem o assunto. Será que desta vez será diferente, vamos aguardar para ver.

Comente com sua conta do Facebook

Comente com sua conta do Google

Um comentário

  1. Sairá quando? Já sabemos disto desde 2011, disseram que em 2017 estaria pronta. E ai?Estão esperando arrecadar o dinheiro com o Mundial? Esperemos sentados! Ou melhor...dormindo em breço esplêndido!

    ResponderExcluir

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.