Linha de trem de alta velocidade ligando Brasília à Goiânia sairá do papel, promete autoridades de Goiás e Distrito Federal

Trem-Bala entre Brasília e Goiânia
Trem de alta velocidade entre Brasília e Goiânia. Arte: Redecol Brasil
O governo de Goiás e do Distrito Federal, juntamente com a Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste - SUDECO e a Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT, anunciaram na última quinta-feira (23/05), durante o Fórum Mobilidade Luziânia-Brasília, uma série de obras no setor de transporte rodoferroviário de cargas e passageiros previstas para o Entorno de Brasília e Goiânia.

O evento que acontece na Câmara de Vereadores de Luziânia e contou com a participação de várias autoridades, dentre elas, o governador de Goiás, Marconi Perillo e o superintendente executivo da SUDECO, Marcelo Dourado.

De acordo com as autoridades presentes, a outrora prometida linha de trem de passageiros ligando Brasília a Goiânia, com estações em Alexânia e Anápolis, poderá de fato sair do papel. O consórcio que ficará responsável pela elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da ligação ferroviária entre as duas cidades será anunciado ainda nesta semana.

Já Marconi Perillo, disse que a empresa vencedora terá prazo de 10 meses para concluir e apresentar os estudos (EVTEA). A previsão é de que a licitação para a contratação da empreiteira responsável pela obra seja aberta e concluída ainda no primeiro semestre do ano que vem e a ferrovia colocada em operação no prazo máximo de seis anos.

Característica da Linha de trem ligando Brasília a Goiânia
Brasília e Goiânia estão separadas por uma distância de pouco mais de 200 quilômetros, o trem projetado para fazer o percurso entre as duas capitais, será do tipo TMV (Trem de Média Velocidade), que pode alcançar uma velocidade de 180 km/h. Com isso, a duração da viagem entre as duas cidades será de pouco mais de uma hora. Haverá no percurso duas paradas, na estação de Alexânia e outra em Anápolis.


Há muito tempo existe a promessa de construção de um trem-bala ligando Brasília a Goiânia, entra governo e sai governo e nada é feito, Sempre em ano pré-eleitoral, esse projeto vem à tona e, em seguida, após serem eleitos ou reeleitos, os governadores de Goiás e Distrito Federal esquecem o assunto. Será que desta vez será diferente, vamos aguardar para ver.

1 Comentários

  1. Sairá quando? Já sabemos disto desde 2011, disseram que em 2017 estaria pronta. E ai?Estão esperando arrecadar o dinheiro com o Mundial? Esperemos sentados! Ou melhor...dormindo em breço esplêndido!

    ResponderExcluir