Governo do Brasil vai trazer 6 mil médicos de Cuba para trabalharem no Sistema Único de Saúde

Mais de 6 mil médicos de Cuba vão trabalhar no SUS
Para suprir a falta de médicos no Brasil, o governo pretende trazer seis mil profissionais de Cuba, que atuarão no Sistema único de Saúde – SUS, além disso, existe a intenção de trazer médicos também de Portugal.

A vinda dos médicos cubanos está sendo articulada pelos governos do Brasil e de Cuba, a iniciativa tem o apoio da Organização Pan-Americana da Saúde – OPAS. Segundo o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota e o chanceler cubano, Bruno Eduardo Rodríguez Parrilla, o tema é importante para os dois países envolvidos e os detalhes estão sendo acertados.

Patriota e Rodríguez não informaram como será a concessão de visto – se será definitivo ou provisório. Segundo o chanceler brasileiro, há um déficit de profissionais brasileiros na área de saúde atuando nas regiões carentes do país, daí a articulação com Cuba. “Estamos nos organizando para receber um número maior de médicos aqui, em vista do déficit de profissionais de medicina no Brasil. Trata-se de uma cooperação que tem grande potencial e a qual também atribuímos um valor estratégico”, disse ele.

Além dos médicos cubanos, o governo pretende trazer médicos também de Portugal, os estrangeiros serão lotados prioritariamente nas regiões mais carentes do país, onde existe um grande déficit desses profissionais. A população que precisa e utiliza a rede pública de saúde enxerga essa iniciativa brasileira como uma “faísca no fim túnel” para quem sabe, tirar a nossa saúde da UTI.

0 Comentários