73% do servidores públicos do Distrito Federal não moram no Plano Piloto


Brasília tem mais de 160 mil servidores públicos
Área central de Brasília. Foto: Infobrasilia/Augusto Areal
Cerca de 73% do servidores públicos do Distrito Federal que trabalham para o governo local ou federal em órgãos localizados no Plano Piloto, residem em outras regiões administrativas (antigas cidades-satélites). São ao todo 163,7 mil servidores que trabalham diariamente no Plano Piloto, destes, apenas 44,2 mil residem nesta localidade, ou seja, aproximadamente 120 mil se deslocam ao trabalho a partir de outras regiões do DF.

Os dados são da pesquisa "Emprego no setor público no Distrito Federal: local de trabalho e de moradia dos servidores", divulgada nesta quinta-feira (02/05) e realizada pela Codeplan (Companhia de Planejamento do DF) com base na Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios de 2011. Ao todo, cerca de 22% da população do DF tem como empregador o serviço público, setor que emprega 238,8 mil pessoas.

A pesquisa revelou também que 86,27% dos servidores do governo federal trabalham em órgãos localizados no Plano Piloto e 26,72% destes moram nesta região administrativa. Enquanto isso, 53,58% dos servidores do GDF trabalham no Plano Piloto e apenas 10,64% residem na região.

O resultado dessa concentração de órgãos no Plano Piloto pode ser sentido todos os dias por meio dos infindáveis engarrafamentos, principalmente nos horários de entrada e saída de funcionários (manhã e início de noite). Além disso, o péssimo serviço de transporte público da capital do Brasil contribui para que mais pessoas utilizem o carro como meio de locomoção para chegar ao trabalho, essa situação acaba tornando os congestionamentos cada vez mais comuns em Brasília.


Comente com sua conta do Facebook

Comente com sua conta do Google

Nenhum comentário

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.