Governo autoriza aumento de até 6,31% nos preços dos remédios vendidos no Brasil


Foi autorizado pelo governo um reajuste de até 6,31% nos preços dos medicamentos vendidos no Brasil. Segundo Resolução da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED publicada no Diário Oficial da União hoje (04/04), o aumento dos preços considerou basicamente três níveis de medicamentos, com mais ou menos participação no mercado nacional de genéricos.

O governo afirmou que o reajuste seguiu a lógica de que nas categorias com mais genéricos a concorrência é mais acirrada e, portanto, foi autorizado um percentual maior de reajuste. Na categoria com maior participação, onde os genéricos representam 20% ou mais do faturamento, o reajuste autorizado pode chegar ao teto de 6,31%. Para remédios com faturamento de genéricos entre 15% e 20%, o reajuste autorizado é de até 4,51%.

Já entre medicamentos com menor participação de genéricos (faturamento menor que 15%), a CMED autorizou um reajuste até 2,7%. No ano passado, o reajuste autorizado pelo governo para medicamentos vendidos em todo o país chegou a 5,85%.


0 Comentários