Aplicativo desenvolvido no Brasil transforma voz humana em sinais de LIBRAS para facilitar a comunicação de deficientes auditivos

Aplicativo converte Libras para linguagem sonora e linguagem sonora para Libras
Imagem: Divulgação.
Pesquisadores da Universidade Federal de Pernambuco desenvolveram o primeiro aplicativo do mundo para celulares e tablets que funciona como um tradutor de Libras – Língua Brasileira de Sinais. O aplicativo chamado de Prodeaf tem a capacidade de reconhecer a voz humana, traduzir a fala e mostrar ao surdo na tela do celular o que foi dito por meio de sinais de Libras executados por uma animação avatar 3D.

O sistema em breve ganhará novas funcionalidades, uma delas vai permitir que o surdo, ao fazer sinais com uma luva especial, cujo movimento é captado pela câmera do celular, traduzirá os sinais em palavras sonoras, permitindo assim, que o surdo possa manter uma conversa com qualquer outro ouvinte.

O aplicativo brasileiro certamente vai facilitar muito a comunicação dos deficientes auditivos, por isso, grandes empresas, como bancos e prestadoras de serviços públicos já demonstraram interesse na implementação do Prodeaf em seus sites, que certamente será uma excelente forma de acessibilidade.

Funcionamento Básico
Através deste aplicativo, o usuário pode selecionar qualquer palavra em português e ver sua representação em Libras, através de um personagem animado 3D. Também é possível formular pequenas frases (ex.: “eu vou para a praia amanhã”) e a mesma seja traduzida. Além disso, há a opção de traduzir voz em Libras, para que um surdo possa entender o que alguém está falando. O aplicativo estará disponível nas principais app stores, para as plataformas iOS, Android e Windows Phone.
Aplicativo ProDeaf para celulares e tabletes permite a comunicação de surdos e deficientes auditivos
Exemplo de funcionamento do aplicativo para celulares e tablets ProDeaf.  Divulgação.
Para saber mais sobre o aplicativo, clique aqui e acesse o site da ProDeaf. Veja abaixo um vídeo autoexplicativo do software:

0 Comentários