Curiosity pousará em Marte nesta segunda-feira, prevê NASA

Sonda Robô Curiosity que irá explorar a superfície do planeta Marte em busca de sinais de vida.
Depois de percorrer uma distância de 565 milhões de quilômetros, viajando a uma velocidade de 12.800 km/h, a sonda Robô Curiosity lançada pela NASA no dia 26 de novembro de 2011 chegará ao Planeta Marte às 02h24 (horário de Brasília), desta segunda-feira, 06 de agosto. O Curiosity que custou 2,5 bilhões de dólares carrega o Laboratório Científico de Marte  (Mars Science Laboratory ) – MSL, com dez instrumentos altamente sofisticados e aptos a procurar, coletar e analisar os mais variados elementos químicos que possam induzir uma provável existência de vida passada ou presente em Marte.

Leia também:
O misterioso subsolo marciano será analisado com um laser, que fará um verdadeiro raio-X das rochas, por meio de espectrômetro os gases serão analisados e os resultados enviados a Terra. A sonda irá percorrer a superfície marciana para tentar encontrar também compostos de carbono, elemento essencial para a vida tal qual a conhecemos. Esse robô poderá mudar radicalmente a história da exploração espacial humana e finalmente reafirmar o que a maioria já sabe, não estamos sozinhos no universo.

Quando o Curiosity entrar na atmosfera de Marte, que é cerca de cem vezes menos densa que a da Terra, atingirá uma velocidade de 21.200 km/h, e terá início então o mais ousado plano de aterrisagem já elaborado pela NASA. Os poderosos paraquedas de 16 metros de diâmetros serão responsáveis por frear a velocidade da sonda (que pesa quase uma tonelada) para pouco mais de 320 km/h e não há margem para erro. Veja baixo um vídeo autoexplicativo sobre a missão da sonda robô Curiosity:

0 Comentários