O Planeta GJ1214b possui mais água que a Terra afirma cientistas

Planeta GJ1214b tem mais água que a Terra
Concepção artística do planeta GJ 1214b - aakbetmen

O Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, juntamente com a NASA, anunciaram na última terça-feira (21/02) a descoberta de um novo gênero de planeta, formado quase que totalmente de água, o estudo foi publicado na revista Astrophysical Journal.

O planeta chamado “GJ1214b” foi descoberto em 2009 por David Charbonneau, com auxílio do telescópio Hubble e segundo os cientistas sua massa é em grande parte constituída por água e uma atmosfera de vapor, com densas nuvens cobrindo o planeta e por estas características foi descrito como um “mundo de água”.

Antes da descoberta de “GJ1214b”, existiam dois tipos básicos de planetas: Os rochosos, como a Terra, Marte, Mercúrio e Vênus; os gigantes gasosos, como Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Com as imagens do Habble, os estudos conduzidos pelo astrônomo Zachory Berta e por um grupo internacional de pesquisadores sobre o planeta “GJ1214b", chegou-se a um novo tipo de definição de planetas, além dos rochosos e gasosos ora conhecidos, agora também existem aqueles com massa formada por grande parte de água e onde talvez não exista crosta sólida na superfície. Em comunicado o astrônomo Berta, disse que “O GJ1214b é diferente de todos os planetas que conhecemos.”

O planeta extrasolar “GJ1214b" está a uma distância de 40 anos-luz da Terra, possui uma massa de quase sete vezes a da Terra e seu raio é 2,6 vezes maior que o nosso planeta. Os estudos apontam que o planeta tem mais água que a Terra, o que seria um forte indício de que poderia haver vida, já que, a água é preponderante para o surgimento da vida tal que a conhecemos, no entanto, “GJ1214b" orbita uma pequena estrela vermelha anã (chamada GJ 1214 localizada na constelação de Ophiuchus) a uma distância de 2 milhões de quilômetros de sua estrela.
Planeta GJ1214b está a uma distância de 2 milhões de quilômetros de sua estrela
Concepção artística do Planeta GJ 1214b orbitando sua estrela. Divulgação NA

Por estar tão próximo, o planeta completa o movimento de translação a cada 38 horas (como comparação, a Terra leva 365 dias para orbitar o sol), ou seja, “GJ1214b"  está muito perto de sua estrela e por isso as temperaturas na superfície do planeta são estimadas em 232ºC.

Uma grossa camada de nuvens alimentadas por uma atmosfera de 200 quilômetros de espessura formada por vapor d’água parece impedir que a água evapore para o espaço, o planeta “GJ1214b" possui mais água do que superfície rochosa e por isso, poderia ser chamado de Planeta Água.

4 Comentários

1. Só falta alguém de nós Animais Humanos chegarem lá . hahahha

2. mto bom mas eh hubble e não habble

ResponderExcluir
  3. Será que alguém teria coragem de morar nesse planeta porque o que diz tem muita água e será que tem muita comida também?

ResponderExcluir