Obras do VLP - Veículo Leve sobre Pneus que ligará Gama e Santa Maria ao Plano Piloto devem ser concluídas em 2013


Modelo VLP Gama Santa Maria
A ordem de serviço que darão início às obras do Veículo Leve sobre Pneus – VLP, que ligará as regiões administrativas do Gama e Santa Maria ao Plano Piloto foi assinada na última quinta-feira (25/08) pelo governado do Distrito Federal, Agnelo Queiroz.
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A obra deve custar R$ 530 milhões aos cofres públicos e deve ser entregue à população em junho de 2013, um mês antes da realização da Copa das Confederações, evento teste para a Copa do Mundo de 2014.

A construção do VLP deve gerar mais de 6 mil empregos por ano e quando estiver funcionando vai reduzir o tempo de viagem do Gama e Santa Maria ao Plano Piloto de uma hora e meia para quarenta minutos. Os veículos de transporte coletivo com capacidade de transportar até 160 passageiros cada um, vão trafegar em um corredor exclusivo e a expectativa é de que mais de 600 mil pessoas do Distrito Federal e Entorno Sul sejam beneficiadas. 

“É um transporte seguro, confortável e rápido, que no horário de pico vai levar 20 mil passageiros por hora”, destacou o governador. “Estamos aqui não só fazendo o anúncio, mas começando de fato essa obra, que faz parte das intervenções para revolucionarmos o sistema de transporte no DF. Vamos fazer do transporte público o grande meio de locomoção no Distrito Federal. É um começo e ainda faremos muito por esse setor”, acrescentou o governador Agnelo Queiroz.

Estão previstas linhas de ônibus expressas (sem interrupções) e linhas com estações de embarque e desembarque, integradas ao Metrô-DF na Estação Terminal Asa Sul. O projeto compreende, além do corredor exclusivo, um centro de controle operacional, 15 estações, 15 passarelas e dois terminais.
Mapa do VLP Gama e Santa Maria DF
Mapa das linhas do VLP - Gama - Santa Maria - Plano Piloto

Para o vice-governador Tadeu Filippelli, o VLP “representa a materialização da vontade do governo Agnelo de dar dignidade ao uso do transporte público no Distrito Federal. Com isso, o sistema passa a ser mais decente, seguro e ágil”. Os ônibus circularão em faixas exclusivas, criadas nos canteiros centrais ao longo de quase 42km de corredor.

 O novo sistema terá ramais no Gama (8,7km de extensão) e em Santa Maria (5,3km). O trecho se tornará único a partir de um ponto de encontro na BR-040, a 27,8km de dois pontos de desembarque no Plano Piloto (Terminal Asa Sul e Rodoviária do Plano Piloto). O sistema terá um padrão de controle operacional semelhante aos projetos metroviários, como é utilizado no Metrô-DF. Veja abaixo os mapas das linhas do VLP no Gama e Santa Maria:
Linhas do VLP a partir do Gama DF
Linhas VLP - Gama DF.
Mapa das linhas do VLP dentro do Gama DF
Linhas de alimentação do VLP dentro do Gama - DF.
Mapa do VLP em Santa Maria DF
Mapa do VLP - Santa Maria DF.

Fonte dos mapas: Skypresscity.


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12 comentários

  1. sim boa maeria mais gostaria de ver os mapas omde vão passar os vlps nas cidades do gama e santa maria dentro das cidades se vcs tem o tajeto deles n nas cidades

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  2. é vamos esperar pra ver se vai realmente atender a população do Gama que é esquecida. interessante também é informar por onde vai passar dentro da cidade...

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  3. gostaria que fosse mostrado em mapa como ficaria o trajeto saindo de santa maria.

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  4. Olha para sobradinho não se ver nada, o transito no horário de pico um absurdo, sobradinho é esquecido em tudo, cade nossos corruptos políticos pelo menos para dar uma atençãozinha.

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  5. Olha para sobradinho não se ver nada, o transito no horário de pico um absurdo, sobradinho é esquecido em tudo, cade nossos corruptos políticos pelo menos para dar uma atençãozinha.

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  6. seria melhor se fosse sobre trilhos iria ficar melhor e tam bem tem que ter mais paradas se nao,nao vai lucra.
    obrigado pela a atencão
    grato:khallid

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  7. agorra vai ser bom por que vai ser sobre pineus eu agradesso o garverno que planejo isso um abraço.

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  8. no setor de condominios na saida Gama; como os moradores dos condominios na saida do Gama irão entrar e sair? sem retorno e só um viaduto, fica totalmente um projeto sem inteligencia do governo. A população terá que se mobilizar para obrigar o governo a fazer uma marginal de ligação dos condominios.

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  9. Duas coisas importantes!
    Primeiro ratificando o comentário do Wilson aonde não se fala no transporte do lado norte de Brasília (sobradinho, planaltina etc...).
    Segundo que os países mais desenvolvidos usam VLT (energia elétrica) limpa e barata....aqui vai continuar usando uma energia suja (oléo disel) e cara!
    Seria o Lobby do petroléo ou dos donos de empresas de ônibus?

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  10. Finalmente o governo ta entendendo que Brasília não é so as asas, mas sil tudo isso que chamamos de DF, um grande cidade com bairros distantes.

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  11. Gostaria de ver é o mapa de trajetos de onibus integrados dentro de santa maria df

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  12. E o VLP da Zona Leste de São Paulo: um viaduto que vai até a casa do chapéu para um trenzinho merreca "expresso" de 7 vagões que leva 16 pessoas sentadas (com 4 vagas reservadas para deficientes e idosos) à surpreendente velocidade de 50 km/h: custo inicial 3 bilhões e 500 milhões. É o maior lixo após a grande cagada do fura-fila, onde tiveram o dom de fazer 5 km de viaduto para andar uma linha de ônibus a 50 km/h: custo 1 bilhão e 500 milhões e 10 anos para ficar pronto, ligando nada a lugar algum. Isso é que é modernidade.

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