Guarda Municipal e Polícia Militar de Cristalina passam a utilizar arma de choque (Teaser)

Arma Teaser para a Guarda Municipal de Cristalina GOIÁSDepois de passarem toda a semana em treinamento no Batalhão da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada de Cristalina, a Guarda Municipal e a Polícia Militar de Cristalina receberam 15 Teasers, armas não letais, para uso exclusivo no policiamento do município. O treinamento para o manuseio das armas foi dado pelos guardas Eric e Saldanha, da Guarda Municipal de Goiânia.

O disparo da Teaser emite dois dardos que permanecem ligados à arma por um fio de cobre que leva a corrente elétrica à vítima. "A força não passa de 50 mil volts, com amperagem referente a uma iluminação de árvore de natal", explica o guarda Saldanha. Mas essa descarga é capaz de derrubar qualquer pessoa, independente da força, imediatamente. A Teaser é não tóxica, não poluente, não inflamável e não explosiva, mas ao atingir o corpo humano age no sistema nervoso sensorial e motor paralisando e derrubando a vítima.

Com um alcance de até 10 metros, a Teaser armazena em memória digital interna, data e horário dos disparos. Cada cartucho tem uma identificação que ao disparar emite 40 confetes com identificação equivalente à do cartucho na cena do disparo.

Durante a entrega foi feita uma demonstração do uso da arma, onde alguns guardas e PM’s se dispuseram a receber a descarga elétrica emitida pela Taser. A servidora Andréia, há 3 anos na Guarda Municipal de Cristalina, foi a única mulher a se candidatar à experiência e disse ter sentido uma dor momentânea em todo o corpo, além do corpo trêmulo após passado o travamento dos membros, “foi uma experiência única”, conta ela.

O Secretário Executivo da GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal), Comandante Marques, explica que esse projeto com armas não letais no município de Cristalina foi firmado através de um convênio entre a Prefeitura Municipal e o Ministério da Justiça. "Serão 5 agrupamentos diários de ronda, armados com a Teaser, onde cada guarda será responsável por sua arma", explica o comandante. Veja abaixo a fotos dos participantes do treinamento com a arma não letal:
Participantes do treinamento com a teaser no exército de Cristalina
Guadas Municipais, Policiais Militares e Militares do Exército Brasileiro que participaram do treinamento.

Fonte das informações e fotos: Ass. de Imprensa da Prefeitura de Cristalina

0 Comentários