Organização dos Estados Americanos pede que o Brasil suspenda a construção da Usina de Belo Monte no Xingu

A Organização dos Estados Americanos – OEA solicitou que o governo brasileiro suspenda imediatamente o processo de licenciamento da Usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, Estado do Pará. Um documento divulgado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que faz parte da OEA, pede que "se impeça qualquer obra de execução até que sejam observadas condições mínimas".

Entre essas condições, está a realização de uma nova consulta junto às várias comunidades indígena que vive na região, bem como, permitir que elas tenham total acesso aos estudos de impacto socioambiental que a construção da usina acarretará.
As comunidades indígenas estão realizando protestos em várias partes do mundo contra a construção de Belo Monte, eles alegam que em nenhum momento foram consultados pelo governo.

Em resposta ao relatório da OEA, o Ministério das Relações Exteriores disse que o pedido de suspensão é injustificada e precipitada. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), presidente da subcomissão de acompanhamento das obras de Belo Monte no Senado, afirmou que o pedido feito pela OEA é absurdo.

0 Comentários