Geografia de Cristalina

A cidade de Cristalina pertence ao Estado de Goiás e localiza-se na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – RIDE, mais conhecida como Entorno de Brasília, estando a 47º 36’ 49” de longitude Oeste (W) e a 16º 46’ 07” de Sul (S).
O município tem 6.160 quilômetros quadrados de extensão e limita-se com os seguintes municípios: Ipameri/GO, Luziânia/GO, Cidade Ocidental/GO, Paracatú/MG, Unaí/MG, além do Distrito Federal.

Clima
Devido a sua topografia e altitude a cidade de Cristalina tem um microclima bem diferenciado do restante do Estado, chamado de Tropical de Altitude, tendo verões e invernos secos e com temperaturas que podem chegar a 5º C. Já a primavera e outono quentes com temperaturas que podem alcançar os 32ª C. A pluviometria média anual do município é de 1.600mm. A temperatura média anual fica em torno de 22ª C, com uma sensação térmica de 18º C devido ao forte e constante vento.

Relevo e Altitude
Segundo dados o IBGE, a cidade de Cristalina tem uma altitude de 1.189 metros em relação ao nível do mar, com máximos de 1.250 metros. Apesar de estar localizada sobre a Serra dos Cristais, a topografia da zona urbana é em sua maioria plana, não havendo zonas com morros ou motanhas. A altitude média do município é em torno de 850 metros de altitude, essa altitude aliada ao clima e á irrigação, torna o município um gigante na produção agrícola.
Em linhas gerais, o município tem sua topografia caracterizada pelos seguintes tipos de terrenos:

• Plana a suavemente ondulada: 70%
• Ondulada: 10%
• Montanhosa: 20%

Hidrografia
Os principais rios de Cristalina são respectivamente o São Bartolomeu e o São Marcos, neste último está sendo construída a Hidrélitrica Batalha, que terá um lago de 138 quilômetros quadrados, sendo um importante pólo de atração turística e econômica para o município.
Ao todo, mais de 256 riachos, ribeirões, córregos, veredas e rios nascem no município de Cristalina, sendo que a maioria nasce na zona urbana e corre para as extremidades do município, aumentando a importância da coleta e tratamento do esgoto a fim de evitar a contaminação desses mananciais.
Essa grande quantidade hídrica presente no município é fundamental para o desenvolvimento da agricultura irrigada, responsável pela grande produção agrícola durante os 360 dias do ano.

0 Comentários