Economia de Cristalina

Agricultura Irrigada
Até a década de 1970 o município tinha como principal atividade econômica a extração e comercialização do Cristal de Rocha, a partir do ano de 1979 vários agricultores oriundos da Região Sul do Brasil começaram a explorar comercialmente o fraco solo do cerrado cristalinense. Pela fartura de água disponível, Cristalina se tornou o maior pólo de agricultura irrigada da América Latina, são mais de 600 pivôs centrais irrigando 50 mil equitares.
Hoje, o munícipio tem na agricultura a sua principal atividade econômica, responsável pela criação de milhares de empregos e geração de receitas. Cristalina tem o maior PIB agrícola do Estado de Goiás, desbancando gigantes como Rio Verde e Jataí. De olho nesta grande produção agrícola, estão se instalando no município três grandes indústrias alimentícias que investirão mais de R$ 300 milhões e gerarão milhares de postos de emprego, com elas chegarão outras que lhes darão suporte, gerando mais divisas e empregos para o município.
Essa pujância econômica reflete no comércio, novas lojas estão abrindo, grandes redes varejistas se instalam na cidade, aumentando as opções de compra e oferta de produtos aos consumidores locais, que não presisão mais sair de Cristalina para fazer suas compras. Basta andar pelo centro e ver a grande variedade de estabelecimentos comerciais.
O setor de serviços e também a comercialização de artefatos fabricados a partir do Cristal de Rochas são outras atividades muito representativas na economia de Cristalina.

0 Comentários