Cristalina e mais 23 cidades firmam parceria de segurança com o Ministério da Justiça

O Ministério da Justiça firmou parceria com o município de Cristalina e mais 23 cidades localizadas em regiões metropolitanas ou com altos índices de criminalidade no Brasil por meio do Pronasci. As 24 cidades vão contar com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal – CGIM, que tem como principal finalidade repreender e combater a criminalidade por meio de atuação conjunta entre os governos federal, estadual e municipal. Serão instaladas diversas câmeras de monitoramento nas regiões mais violentas e vulneráveis da cidade.

O convênio inclui um planejamento mensal das ações que visam combater a criminalidade na cidade e terá a participação da Guarda Municipal, Líderes Comunitários, Polícia Cívil e Militar, Corpo de Bombeiros e se necessário participará também a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Ao todo, estão sendo investidos pelo governo federal mais de R$ 23 milhões na implantação dos Gabinetes nas cidades.
Para o ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o GGIM, uma das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), representa um novo paradigma para o Brasil. “A segurança pública é de responsabilidade dos municípios, mas também do governo federal. A rediscussão deste conceito de segurança tem ajudado no avanço de linhas concretas, transformado o Brasil em um país mais seguro”, defendeu.
Barreto lembra que, desde que o Pronasci foi criado, em 2007, a taxa de homicídios no país apresentou queda de 11% - o programa tem como objetivo integrar projetos de repressão e prevenção no enfrentamento ao crime.
Com os gabinetes de gestão integrada municipal, o Ministério da Justiça se faz ainda mais presente nesta transformação da sociedade. “O MJ quer potencializar os projetos (já existentes) e construir junto uma nova realidade”, completou o ministro.
Veja abaixo a lista das 24 cidades que assinaram o convênio com o Ministério da Justiça no dia 15/10 para implementar ou potencializar o Gabinete de Gestão Integrada Municipal – CGIM:
1. Cristalina (GO),
2. Manaus (AM),
3. Belém (PA),
4. Palmas (TO),
5. Camaragibe (PE),
6. Natal (RN),
7. Nossa Senhora do Socorro (SE),
8. Marica e Macaé (RJ),
9. Sumaré (SP),
10. Guararema (SP),
11. Suzano (SP),
12. Estância Hidromineral de Poá (SP),
13. Itaquaquecetuba (SP),
14. Guarujá (SP),
15. São Carlos (SP),
16. Almirante Tamandaré (PR),
17. Foz do Iguaçu (PR),
18. Fazenda Rio Grande (PR),
19. São José dos Pinhais (PR),
20. Pelotas (RS).
21. Rio Grande (RS).,
22. Cruz Alta (RS).,
23. Venâncio Aires,
24. Taquara (RS).

1 Comentários

  1. vou ser novo morador de cristalina gostaria de saber se tem
    muito emprego por ai so 2sgtdemelo musico transferido p essa comdo 3bda inf mtz minha esposa trabalha como gerente aq em cuiaba vai ter de larga o emprego de gerente aq em cuiaba sera que ela vai arrumar algum emprego ai de gerente ela trabalha no ramo de gerente de loja de calçados quem quiser entrar em contato comigo meu msn (sgtmelloacacia@hotmail.com)pessoal tb gostaaria de sabe o preço de alugel de casa e se tem igreja assembleia de deus feliz natal f ano novo a todos de cristalina em janeiro estarei por ai fui.

    ResponderExcluir