2º Festival da Boa Mesa começa dia 12 de agosto

O Programa DM Entrevista (clique aqui para assistir), da DMTV, entrevistou João Gruber, organizador do 2º Festival ABC da Boa Mesa de Cristalina. Na entrevista, ele ressaltou que o evento visa mostrar para o Brasil a força e a importância das culturas de alho, batata e cebola cultivadas em Cristalina, sendo o município, responsável em grande parte pelo abastecimento nacional, para se ter uma ideia, 20% do alho, 10% da batata e 8% da cebola produzidos no Brasil saem do solo cristalinense .

O Festival Abc da Boa Mesa vai divulgar a capacidade de produção do município, atraindo mais investimentos para o setor.  Gruber ainda comenta sobre os diferenciais de Cristalina, o município tem um clima privilegiado, por ter a maior parte de suas terras acima de mil metros de altitude, dessa forma, o clima se torna ideal para a produção da batata, alho e cebola, alcançando alta produtividade, muito acima da média nacional, conseguindo produtos de altíssima qualidade e aceitação no mercado.
O Festival vai do dia 12 a 15 de agosto, os visitantes irão se surpreender com os 27 pratos produzidos com a batata, o alho e a cebola, elaborados pelos chefes, Humberto Marra e Emiliana Jambuja. Além, disso, o evento terá shows artísticos e culturais e dois dias com palestras técnicas destinadas aos produtores rurais, que poderão participar também do 35º Agroex, que trata de exportação no agronegócio, tem também  palestras sobre o meio ambiente e relações trabalhistas.
Geração de empregos:
Em Cristalina, mais de 18 mil pessoas trabalham direta e indiretamente com o beneficiamento de alho. A produção e beneficiamento da batata emprega no município 5.600 pessoas e a cebola emprega outros 4.500 trabalhadores. Como podemos ver nesses números, as três culturas são vitais para a economia do município, gerando empregos, renda e divisas para Cristalina e o Estado de Goiás.

PROGRAMAÇÃO
No dia 04 de Agosto, houve o café da manhã de apresentação do festival em Goiânia no Palácio das Esmeraldas com o governador Alcides Rodrigues, o prefeito Luiz Attié e as associações participantes.

  • Dia 12/08 (quinta-feira)
8h - Abertura do 2º Festival do Alho, Batata e Cebola de Cristalina.
35º AgroEx - Seminário do Agronegócio para Exportação.
20h - Oficinas Gastronômicas Conceituais - Chefs: Emiliana Azambuja e Humberto Marra e representantes da Abba, Anapa, Anace, Sebrae e Prefeitura de Cristalina
  • Dia 13/08 (sexta-feira)
9h -  Oficinas Gastronômicas Conceituais  - Chefs: Emiliana Azambuja, Humberto Marra e convidados
14h - Palestra - Meio Ambiente - Palestrante: Valdir Collato - Engenheiro agrônomo e deputado federal, SC, colaborador na elaboração do Código Ambiental de Santa Catarina, que trata das questões ambientais de uma maneira científica e não ideológica. O documento prevê a exploração agropecuária de uma maneira ordenada e racional.
15h30 - Apresentação das Instituições do ABC da Boa Mesa (Abba, Anapa, Anace, Ariarc e Sebrae)
16h30 - Palestra: Reflexos Sociais nas Relações Trabalhistas - Com a formalização do trabalho, quem antes ficava à margem do mercado garante inserção social ao comprovar emprego e renda. A formalização valoriza o ser humano, criando uma sociedade mais justa para todos.
20h - Festival Gastronômico ABC da Boa Mesa - Menu "Muito Sabor entre Três Amores"Cozinha-show com chefs de cozinha, ator Stepan Nercessian e show com Almir Pessoa.
  • Dia 14/08 (sábado)
10h -  Oficinas Gastronômicas Conceituais - Chef: André Barros e convidados.
12h - Festival Gastronômico ABC da Boa Mesa - Almoço com apresentações culturais.
20h - Festival Gastronômico ABC da Boa Mesa - Jantar com os shows do Gruppo Musicalle e Pádua e banda.
  • Dia 15/8 (domingo)
09h - Abertura do Festival - Visita aos stands e entrega de premiação aos vencedores do concurso de redação, criação de mascotes e gincana ABC;
12h - Festival Gastronômico ABC da Boa Mesa - Almoço com apresentações culturais.
16h - Encerramento


Colaboração nesta matéria: Pollyana Bittencourt - Secretária de Comunicação da Prefeitura de Cristalina

0 Comentários