Cristalina faz aniversário de 94 anos

Cristalina faz 94 anos


No dia 18 de julho de 1916 nascia oficialmente o município de Cristalina, que fora desmembrado de Santa Luzia (hoje Luziânia). 94 anos depois, Cristalina se tornaria uma das cidades mais promissoras e importantes do Estado de Goiás e Entorno de Brasília. Por várias décadas o cristal de rocha que aflorava abundantemente de seu solo foi o grande responsável pelo povoamento do município, milhares de garimpeiros oriundos de todas as partes do Brasil vieram tentar a vida na Serra dos Cristais. 

No final da década de 70, devido a queda nos preços do cristal e a dificuldade de encontrar novos garimpos no município, a agricultura introduzida por pequenos produtores vindos do Sul do Brasil começou a ganhar importância no município de Cristalina, a outrora fraca e pobre terra do cerrado cristalinense se tornou o novo eldorado agrícola do Brasil. Graças aos mais de 600 pivôs existentes no município, os produtores locais podem colher e plantar as mais variadas culturas durante os 12 meses do ano. Por essa singular capacidade, aliada a sua posição estratégica, grandes empresas se instalaram em Cristalina com a finalidade de industrializar sua produção agrícola, gerando divisas e desenvolvimento econômico e social para o seu povo. 

Cristalina hoje, talvez vive o melhor momento da sua história, milhares de empregos estão sendo gerados, há oportunidade de trabalho no comércio que está em franco desenvolvimento, nas novas indústrias que estão chegando, na construção civil através de grandes obras como a Hidrelétrica Batalha e principalmente nas fazendas que utilizam pivôs centrais e que produzem alimentos o ano todo, por isso, empregam muitas pessoas praticamente os 12 meses do ano. Diversos órgãos públicos federais e estaduais estão sendo instalados ou modernizados no município, como a Agência da Previdência Social – INSS, Sebrae, Ministério Público de Goiás e o novo Fórum de Cristalina. 

Mesmo estando em franco desenvolvimento, Cristalina ainda precisar investir muito em áreas essenciais como a saúde, a segurança pública, em infraestrutura, no saneamento básico, em cultura e opções de lazer, como cinemas, teatros e museus. A população reclama e com razão da falta de estrutura do hospital municipal que foi inaugurado na década de 70 para uma população de 18 mil habitantes, a cidade cresceu e a população praticamente dobrou e o hospital nunca sofreu uma grande reforma para se adequar e atender casos de complexidade mais elevada. 

E você, cidadão cristalinense, o que você espera do futuro de Cristalina, quais as obras e iniciativas prioritárias para que a nossa cidade possa ser um lugar cada vez mais justo e desenvolvido? O Site Redecol Brasil parabenizar Cristalina e seu povo pelos seus 94 anos.

0 Comentários