Valparaíso de Goiás completa 15 anos de emancipação

foto de Valparaíso de Goiás
Vista parcial de Valparaíso
A cidade de Valparaiso de Goiás, completa hoje, 15 de junho, 15 anos de emancipação política e administrativa. O primeiro núcleo habitacional que deu origem ao município surgiu no ano de 1979 e foi inaugurado pelo então prefeito de Luziânia, Walter José Rodrigues. A localidade recebeu o nome de Valparaiso I como homenagem a um engenheiro nascido na cidade chilena de Valparaizo, que ajudou na construção do núcleo habitacional.

No ano de 1995, por meio da Lei Estadual Número 12.667, foi criado o município de Valparaíso de Goiás, desmembrado do município de Luziânia. De lá para cá, Valparaíso vem crescendo em ritmo acelerado, tanto sua população, como economicamente. Considerada uma “cidade dormitório” de Brasília, por estar apenas 45 quilômetros de distância da Capital Federal, o município é o grande eldorado das imobiliárias, vários condomínios horizontais e verticais com edifícios modernos e preços mais acessíveis estão sendo erguidos em Valparaíso, atraindo um grande contingente de pessoas que fogem dos altos preços das casas e apartamentos no Distrito Federal.
A economia de Valparaiso é baseada no setor de serviços, grandes empresas estão se instalando no município, atraídas pelo potencial econômico e principalmente pela posição estratégica que a cidade se encontra, o Porto Seco do Distrito Federal, local destinado a grandes plantas industrias, fica a poucos metros da cidade, o Aeroporto Internacional de Brasília fica a pouco mais de 30 minutos, uma das mais importantes rodovias do país, a Br 040 corta a cidade, assim como uma linha de ferro, ligando Brasília ao Triângulo Mineiro e São Paulo, isso tudo, aliado a sua população que já é superior a 123 mil pessoas, torna Valparaíso uma ótima opção de investimento.
O maior e mais importante shopping do Entorno de Brasília, localiza-se em Valparaíso, o Shopping Sul, que possui centenas de lojas, algumas de expressão nacional como as Lojas Americanas, além de uma grande área de alimentação, compras e salas de cinema. Grandes redes de hipermercados como o Atacadão Extra, estão instaladas no município, gerando muitos postos de trabalho.
Com apenas 15 anos de emancipação, Valparaíso vem desmitificando o estereótipo de “cidade dormitório de Brasília” e mostra que o município tem vida própria, prova disso, é que muitas pessoas estão fazendo o sentido inverso, vindo de Brasília para trabalhar e morar em Valparaíso de Goiás. O Site Redecol Brasil parabeniza esse importante município pelos seus 15 anos de fundação.

1 Comentários

  1. O artigo é interessante, mas faltam fotos da cidade e isso é comum em vários sites...

    ResponderExcluir