Inscrição para o Prouni - Programa Universidade para Todos começa hoje

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos - Prouni. Serão oferecidas 165 mil bolsas de estudo, sendo: 86 mil integrais e 79 mil parciais (50% da mensalidade, em cerca de 1,5 mil instituições de educação superior. O período de inscrições vai até quarta-feira, 10 de fevereiro.
Os Estudantes que tenham alcançado 400 pontos na média das quatro provas e da redação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2009, e que tenham feito o ensino médio em escola pública, podem concorrer às 165 mil bolsas do Prouni. O ProUni oferece bolsas a estudantes de baixa renda em instituições particulares de educação superior. Neste semestre, 1.399 estabelecimentos de ensino aderiram ao programa. 

De acordo com a secretária de educação superior do Ministério da Educação, Maria Paula Dallari Bucci, das 165 mil bolsas, 86 mil são integrais.

Pré-requisitos para o candidato pleitear uma bolsa do Prouni:

l      O candidato, além de ter cursado o ensino médio em escola pública ou, com bolsa integral, em escola particular, deve comprovar renda de até um salário mínimo e meio (R$ 765) por pessoa da família.  Para as 79 mil bolsas parciais, que garantem 50% da mensalidade, o estudante pode ter renda mínima mensal de até três salários mínimos (R$ 1.530) por pessoa da família.

l      Ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, no ano de 2009 e alcançado no mínimo 400 pontos na média das cinco notas ( ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias e redação).
Hoje, segundo a secretária, 396 mil estudantes estão no ensino superior privado com bolsas do ProUni e 200 mil já se graduaram.
Inscrição
As inscrições terão duas etapas independentes. O candidato não selecionado na primeira pode fazer nova inscrição na segunda e concorrer mais uma vez à bolsa. Em cada etapa, pode escolher até cinco opções de curso e instituição. Os resultados da primeira etapa serão divulgados no dia 13 de fevereiro, conforme o Cronograma.
A inscrição deve ser feita na página eletrônica do ProUni. O candidato deve informar o número de inscrição no Enem e o do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Os Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em curso de licenciatura, normal superior ou pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola. 
Prazos
 As inscrições para o ProUni têm duas fases. A primeira começa hoje, dia 06 de fevereiro e vai até o dia 10 de fevereiro. O resultado dos candidatos pré-selecinados, será divulgado no dia 13. A comprovação de dados e a matrícula na instituição de ensino selecionada pelo candidato, serão feitas no período de 17 a 26 de fevereiro. As inscrições da segunda fase estarão abertas em  4 de março e irão até o dia 7. O resultado vai ser divulgado no dia 10 de março. A comprovação de dados e a matrícula, de 10 a 12 de março. 

0 Comentários