Arquivo Público Municipal e Histórico de Paracatu

A cidade mineira de Paracatu, localizada a 105 Km de Cristalina, conta atualmente com 85.560 habitantes, a modernidade não impede a população e algumas instituições locais de preservar o grande acervo histórico da cidade e mantém viva a contagiante efervescência cultural e artística paracatuense. Em 1994, visando preservar a rica história do município, foi criado por algumas pessoas o Arquivo Público Municipal e Histórico de Paracatu, órgão, subordinado à Fundação Municipal Casa da Cultura de Paracatu e tem por missão, preservar, manter, recuperar, guardar e incentivar a constante melhoria do acervo histórico e cultura de Paracatu.

Em seu acervo, encontra-se obras raras e de inestimável valor, tais como, manuscritos do século XVIII, processos antigos da justiça comum do Poder Judiciário local, fotografias, microfitas e cd’s com gravações de entrevistas a moradores antigos da cidade e região, jornais e revistas, livros que compõem a Biblioteca de Apoio do Arquivo e documentos resultantes das atividades da Prefeitura e Câmara Municipais até a década de 70 do século XX, totalizando 222 metros lineares de material.
Aqui em Cristalina também poderia ter um órgão como este que cuidasse do nosso patrimônio histórico que há muito anda abandonado e esquecido. O Blog Redecol Brasil parabeniza o Arquivo Público Municipal e Histórico de Paracatu pelo trabalho que essa entidade vem desenvolvimento desde a sua fundação. Convido você para conhecer o site do Arquivo Público Municipal e Histórico de Paracatu, que é mantido pelo meu amigo Carlos Lima, trazendo sempre notícias e informações da cultura, história, educação e mantendo viva as memórias de Paracatu e região.

0 Comentários