Gama Df completa 49 anos de fundação

A Região Administrativa (ex Cidade Satélite) do Gama, no Distrito Federal completa no próximo dia 12 de outubro, seu aniversario de 49 anos. Para comemorar esta data, serão realizados na cidade diversos eventos festivos, tais como, GP Gama Fórmula 400 de Kart, ExpoGama, FestGama, 3ª Cavalgada, Desfile Cívico Militar e muito mais atrações. Segundo estimativas, a população da cidade do Gama é de aproximadamente 190 mil pessoas, como a cidade recebe um grande fluxo de pessoas das cidades vizinhas, a impressão é que esse número seja bem maior, além disso, ela é considerada uma das cidades com mais áreas verdes do Df, proporcionando mais qualidade de vida a sua população e dando a localidade um ar de cidade do interior.

A cidade do Gama é famosa em todo o Brasil, principalmente por causa do time de futebol local que carrega seu nome, a Sociedade Esportiva do Gama, já disputou a série A do Campeonato Brasileiro e hoje o time está na terceira divisão do nacional. O Estádio Bezerrão é outro atrativo da cidade, reformado recentemente, ele será um local de treinamento das seleções que ficarei na Sub-sede de Brasília na Copa do Mundo de Futebol de 2014.

A história da cidade, começa antes da construção de Brasília, dados do ano de 1959, mostram que já residia na Região conhecida como Fazenda Gama, que deu nome a cidade, mais de mil pessoas. Na época toda essa região pertencia ao Município de Luziânia. Em 1989, foi criada a Região Administrativa II do Gama que englobava as localidades de Santa Maria e Recanto das Emas, que mais tarde se tornaram independentes.

A zona Urbana da cidade do Gama, foi concebida seguindo um projeto que lembra uma colméia, as quadras possuem formato hexagonal e , internamente um formato triângular, com uma média de 96 a 100 lotes e em cada triângulo há um setor comercial, a cidade é dividida em seis setores, Norte, Sul, Leste, Oeste, Central e de Indústria. Além disso, o bairro DVO também faz parte da cidade.
Já a Zona rural é formada pelo Núcleo Rural Monjolo, pela Colônia Agrícola Ponte Alta, Córrego Crispim, Núcleo Rural Ponte Alta de Baixo, Ponte Alta Norte e Alagado.

Hoje o Gama passa por um período de intenso progresso, basta andar pela cidade e ver os vários prédios residencias que estão sendo erguidos em todos os setores da cidade. O comércio é bastante diversificado e se concentra no Setor Central, contando ainda com um Shopping que possui atualmente 419 lojas dos mais variados estilos. A principal reclamação da população diz respeito ao tranporte coletivo público, que deixa muito a desejar, pois é feito com onibus desconfortáveis e velhos, que regulamente estão quebrando, para tentar melhorar essa situação, o Governo elaborou um projeto de construção do Veículo Leve sobre Pneus - VLP, que ligará os 35 KM do Gama a Brasília e trará mais conforto e segurança aos passageiros.
O Redecol Brasil, Parabeniza a cidade do Gama pelos seus 49 anos e deseja que os próximos 49 sejam de progresso e desenvolvimento.

Confira abaixo, as principais atrações em comemoração ao aniversário do Gama:

GP Gama Fórmula 400 de Kart
Dias: 10 e 11 de outubro
Local: Área do Pró-DF, na entrada do Gama.

FestGama
Dia: 09/10 – Show Gospel
Dia: 10/10 – Leonardo
Dia: 11/10 – Jhonny e Rhaonny e Mitiê do Brasil
12/10 – Milionário e José Rico
Local: Estacionamento do Estádio Bezerrão
Além disso, terão shows de artistas locais, barracas de comidas variadas, parque de diversões, entre outras atrações.

ExpoGama
Dias: de 09 a 12 de outubro
Local: Entre o Fórum e o Corpo de Bombeiros
Atrações: rodeio, exposições de animais, feira de artesanato e produtos da roça, apresentações teatrais e de catira, roda de viola, torneio leiteiro e shows de Zé Mulato e Cassiano e artistas locais, entre outras atrações.

3ª Cavalgada
Dia: 12 de outubro

Desfile Cívico Militar
Com a participação de militares, alunos de escolas públicas, grupos da terceira idade, entre outros membros da comunidade, autoridades locais e do GDF. Após o desfile, será cortado um bolo de 49m de comprimento, no hall de entrada da Administração Regional.
Dia: 12 de outubro – 9h
Local: Avenida Wagner Piau – em frente à 14ª DP.

Para ver a lista completa de eventos comemorativos aos 49 anos do Gama, clique aqui.
Foto: Augusto Areal, Fonte: Mochileiro 

3 Comentários

  1. Ótima reportagem sobre o Gama, todas as informações estão corretas. Difícil ver isso hoje na internet, notícias que estajam totalmente corretas.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Daniel pela visita e principalmente pelo comentário, o nosso Blog existe para trazer informações com responsabilidade e profissionalismo para você, nosso leitor.

    ResponderExcluir
  3. o gama e maravilhoso tem muitas coisas boas tem 49 anos mas nen parece ela e muito nova parabens gama por mais um ano de vida seja sempre assim bonita como sempre

    ResponderExcluir