Luziânia - Progresso e Desenvolvimento


Luziânia é a cidade goiana que mais exportou neste ano, entre janeiro e maio, as vendas do município chegaram a incrível marca de US$ 118,55 milhões, o que equivale a aproximadamente R$ 230 milhões. Um aumento de 58% em relação aos cinco primeiros meses de 2008.
Os dados são da Secretaria do Comércio Exterior (Secex) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), que considera o domicílio fiscal das empresas exportadoras. Em Luziânia, estão instaladas grandes empresas multinacionais, como a Bunge e a Multigran, compradoras de grãos do município, inclusive de Cristalina.
As exportações de Luziânia em comparação ao cenário nacional são ainda mais impressionantes, no mesmo período em que Luziânia cresceu 58%, as vendas externas brasileiras, como um todo, tiverem um decréscimo de 22%. Em entrevista ao Correio Braziliense, o secretário adjunto de Comércio Exterior do Mdic, Fábio Martins Faria, afirma: "É um resultado bastante significativo. Crescer num momento em que a demanda mundial estava caindo não é fácil, a economia mundial está num processo de retomada e há prognósticos de crescimento para 2010, o que deve favorecer ainda mais os produtos concentrados em Luziânia".
Esse grande crescimento nas exportações de Luziânia, deve-se a exportação principalemente de soja para o mercado asiático. O município, localizado na Região do Entorno de Brasília, com aproximadamente 200 mil habitantes e distante apenas 58 km da capital da república, vive o melhor momento da sua história, nunca houveram tantos investimentos no município, principalmente na construção civil. A cidade que teve uma forte explosão demográfica, agora está crescendo verticalmente, dezenas de edifícios estão sendo construídos, um bom exemplo é a construção de um prédio que terá 32 andares, previsto para estar pronto em 2010, juntamente com um grande shopping, o primeiro de Luziânia.
Infelizmente as cidades do Entorno são mais conhecidas por suas mazelas. A maioria sequer tem saneamento básico. Porém, o Entorno Sul de Brasília, está prosperando, principalmente o eixo Cristalina - Valparaíso, impulsionado pelo agronegócio.
Tenho plenas convicções que a Região do Entorno de Brasília será daqui alguns anos uma das mais importantes do país, assim como é o ABC Paulista em São Paulo. Hoje, a Região goiana mais próspera é a Sudoeste (Rio Verde, Jataí, Mineiros, Caiapônia etc) devido a alta produção agrícola do local, só que o Entorno também tem uma grande produção agrícola, principalmente Cristalina e Luziâna, a diferença maior é o fato de que além da grande produção, o Entorno está próximo de grandes centros consumidores, tais como, Brasília e Goiânia, além disso, nossa população já chega na casa dos 1 milhão de habitantes, ou seja, tendo um grande potencial de mercado, aliado a isso, a região é interligada por meio do Aeroporto Internacional de Brasília, Linhas férreas e diversas rodovias a praticamente todo o país.
Recentemente algumas cidades, principalmete as do Entorno Sul de Brasília, começara a receber grandes investimentos industrias, o que gerará milhares de empregos para a população local, aumentando a renda e refletido positivamente na melhoria de vida das pessoas, isso, aliado a uma boa política anti-violência, certamente tornará nossa região em um importante pólo de desenvolvimento, não só econômico, mas também social.

Quer divulgar esta matéria, não esqueça a fonte: http://www.redecol.com.br/

0 Comentários