Vale-refeição proporciona benefícios até para a saúde do colaborador


Em momento de alta da inflação, a garantia de renda para a alimentação adequada é um diferencial para o bolso dos funcionários.

A oferta de benefícios corporativos que ajudam nas despesas com a alimentação é capaz de promover impactos positivos para o colaborador e a empresa. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que a inflação do país permanece na casa de dois dígitos (12%) — pressionada, sobretudo, pela alta de preços dos alimentos. O recebimento de vale-refeição e/ou vale-alimentação oferece mais tranquilidade para o trabalhador. 

De acordo com a pesquisa mais recente realizada pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), o vale-refeição é o principal benefício corporativo no Brasil, oferecido por 81% das empresas. 

Ele garante ao colaborador uma renda para a compra de refeições prontas e pode ser usado para o almoço ou jantar, conforme a jornada de trabalho. O benefício é aceito em restaurantes, padarias e outros estabelecimentos que ofereçam refeições.

Para o trabalhador, o vale-refeição é uma garantia de acesso à alimentação nutricionalmente adequada, o que impacta positivamente na saúde física e no bem-estar. Além disso, também contribui para a saúde mental, uma vez que aumenta o poder de compra e reduz a preocupação financeira do colaborador. Outro efeito positivo é o aumento da satisfação, que resulta em mais engajamento dos profissionais. 

Empresa também colhe frutos da oferta de benefícios

Manter os colaboradores motivados também traz vantagens para o negócio. Na avaliação da ABRH, oferecer um sistema de benefícios corporativos significa aumento da produtividade e a possibilidade de melhoria dos resultados.

Ainda de acordo com a Associação, trata-se de um diferencial competitivo no mercado e, por isso, aumenta o potencial de uma empresa em atrair e reter talentos. Por fim, a organização ainda assegura o fortalecimento da marca, pois o funcionário deve ser visto como “o primeiro cliente”.

Como escolher os benefícios para os colaboradores

O vale-refeição é o benefício mais popular entre os empregadores brasileiros e tem sido um diferencial na renda dos trabalhadores no atual momento econômico. Além dele, o vale-alimentação é outra possibilidade de oferecer um benefício para melhorar a qualidade da alimentação do trabalhador.

O vale-alimentação é usado para as compras em supermercados, hortifrútis, sacolões, mercearias, quitandas e outros estabelecimentos que comercializam alimentos processados ou in natura.

Para definir qual benefício será oferecido aos colaboradores, a ABRH orienta que os empregadores avaliem junto à equipe o que melhor vai atendê-la. Para isso, é indicada a realização de uma pesquisa interna a fim de conhecer o perfil, os interesses e as demandas dos funcionários.

O valor de benefícios que serão usados nas despesas com alimentação deve ser calculado a partir de um estudo que considere o custo dos alimentos na cidade e a média de preços praticados pelos estabelecimentos que oferecem refeições no entorno da empresa.

Após as definições sobre qual benefício e valor serão oferecidos, caberá à empresa criar uma política interna de benefícios que assegure a equidade no tratamento dos trabalhadores. Em seguida, é preciso apresentar as regras estabelecidas para a equipe e incluir a informação no Acordo Coletivo de Trabalho.

Ediçãor: Luiz Affonso Mehl

0 Comentários