Granja de Ovos fará investimentos de R$ 100 milhões em Cristalina Goiás

Empresa Ovos BL está vindo para Cristalina
Sede Ovos BL na cidade de anta Maria do Jetibá - ES. Foto: Prefeitura de Cristalina

Área para instalação foi adquirida na região das lajes e obras começam em breve
Concretização da vinda foi selada em termo de compromisso assinado com a prefeitura municipal
Empresa Ovos BL, sediada em Santa Maria do Jetibá, Espírito Santo, começou estudos em 2019 na região e optou por se instalar em Cristalina após levar em conta as vantagens climáticas, topográficas e geográficas que o município oferece.
A empresa fixará sua planta agroindustrial na Região das Lajes, a 10 quilômetros da cidade, de onde sua frota sairá para distribuir os ovos para cidades próximas, como Brasília, Goiânia, Anápolis e Uberlândia, dentre outras de vários estados brasileiros. A Ovos BL é a segunda maior do Espírito Santo, uma das maiores do mercado nacional no ramo e pretende começar a distribuição, a partir de Cristalina, em fevereiro de 2021.

De acordo com um dos proprietários da empresa, Halecson Stinguel, conhecido por Lequinho, a Ovos BL começou as atividades em 2002, com ele e o seu tio, Evandro Buss (Bazé), falecido em 2008. Naquela época era apenas um galpão, com 16.800 galinhas, que produziam 42 caixas de ovos diariamente.

Em 18 anos de operações, porém, o negócio nunca parou de evoluir, alcançando hoje um total de 1.920.000 (um milhão novecentos e vinte mil aves), que ficam em seis galpões de recria e 23 de produção, alcançando cerca de 3.800 caixas com 30 dúzias de ovos, cada, perfazendo um total próximo de 1.400.000 (um milhão e quatrocentos mil) ovos por dia.

Lequinho explica que, para funcionar o processo, ele compra o pintinho com um dia e, após 112 dias no galpão de recria, a ave vai para a produção, onde pode ficar até 104 semanas. “Desde a chegada em nossos domínios seguimos rigoroso controle de qualidade, com vacinas e cuidados alimentares, que influem diretamente na produção e na saúde das aves, o que gera segurança e satisfação para o consumidor final”, informou o empresário, que administra o complexo granjeiro junto a sobrinhos, filhos e uma equipe altamente comprometida, como o veterinário Gilmar da Silva Machado e o gerente geral Fábio Krause (Lilico), dentre outros. 

Investimento e geração de empregos em Cristalina

O empresário fala que o projeto inicial para Cristalina, avaliado em R$ 100 milhões de investimentos para os próximos quatro anos, são seis galpões para recria e 16 para produção de ovos, com cada um comportando 105 mil galinhas. “Este projeto é para ser desenvolvido até 2024, mas o intuito é que, os negócios evoluindo como esperamos, sem embaraços, consigamos dobrá-lo posteriormente, chegando a 32 galpões”, afirmou.

Importante ressaltar que, junto com as obras dos galpões, ainda serão construídos quatro silos, uma classificadora, escritório, fábrica de ração, balança, 03 esterqueiras e 08 residências. De início serão gerados mais de 100 empregos, número que irá crescendo com o desenvolvimento das etapas.
 
Comitiva cristalinense busca investimentos no Espírito Santo
Prefeito Daniel Vaz, no centro da imagem, comandou comitiva que visitou a empresa capixaba. Foto: Prefeitura de Cristalina.
Uma comitiva de Cristalina se deslocou até Santa Maria de Jetibá para selar a vinda e conhecer o modelo a ser implantado. Todas os esclarecimentos e as devidas informações foram prestadas por Lequinho, Ana Paula Buss, Evandro Buss Júnior, Tatiane Schoeder Buss, Halecson Stinguel Júnior e Alexandre Stinguel, membros da empreendedora família que é proprietária da marca.
“Fomos muito bem recebidos na cidade e, em nome da nossa empresa, só temos a agradecer todas as autoridades e a todos que nos acolheram, tanto em órgãos oficiais como particulares”, concluiu Lequinho.

Fonte: Divulgação Prefeitura Municipal de Cristalina