Boa notícia - Após concessão da BR-050 o número de mortes diminuíram 53% na rodovia

Segurança na BR-050
Divulgação ECO050.


As mortes por acidentes de trânsito na BR-050 estão em queda, nos 436,6 quilômetros administrados pela concessionária, que interligam Cristalina-GO a Delta-MG. Um levantamento realizado pelo Centro de Controle Operacional da Eco050 mostra que houve redução de 53% nas ocorrências de acidentes com óbitos, se comparado com o segundo ano de concessão. Em 2015, por exemplo, foram registrados 45 acidentes fatais, enquanto em 2019, foram 21.

A redução dos óbitos está relacionada com os investimentos realizados pela concessionária na duplicação, em melhorias na pavimentação, na manutenção constante da sinalização vertical (placas e luminosos) e horizontal (pintura da pista) e na instalação de defensas ou barreiras metálicas em pontos críticos. O resultado pode ser conferido na redução total de acidentes registrados no trecho, que caíram 8% se comparado 2015 e 2019, passando de 1.384 para 1.275.

 mudança de comportamento dos usuários que trafegam na rodovia também foi fundamental para redução. Para fomentar a mudança de hábito dos condutores, a concessionária realizou diversas ações e campanhas de conscientização sobre a importância do uso do cinto de segurança, os perigos de misturar bebida alcoólica com direção e de utilizar o celular ao volante, entre outras.
Outro ponto importante é a celeridade no atendimento ao usuário, com socorro mecânico (guinchos) e pré-hospitalar (ambulâncias), com profissionais devidamente capacitados.

Colisão frontal
Mais de 54% das ocorrências com óbitos foram registradas em colisões. O acidente mais letal é a colisão frontal, responsável por 46% das ocorrências entre as possíveis, seguida pela colisão traseira (29%), transversal (19%) e lateral (5%). Depois das colisões, os acidentes mais registrados foram atropelamentos (15%) e capotamentos (14%).
Ocorrências de acidentes na BR-050
Divulgação ECO050.






Comente com sua conta do Facebook