Imagens da Terra e da Lua feitas a mais de 1,5 bilhão de quilômetros, na orbita de Saturno

Foto da Terra vista do espaço distante
Terra vista pela sonda Cassini que orbita o planeta Saturno. Divulgação: NASA.
A NASA (Agência Espacial Americana) divulgou belas e raras imagens da Terra e da Lua tiradas a mais de 1,5 bilhão de quilômetros pela sonda Cassini, que orbita o planeta Saturno, nosso planeta visto a esta distância é apenas um pontinho de tom azul pálido na vastidão do espaço sideral. Todas as imagens foram feitas no dia 19 de julho de 2013.
A Terra e Lua são apenas pontos brilhantes no espaço
Imagem Terra e da Lua vista a partir de Saturno pela sonda Cassina. No centro, o ponto mais brilhante é o nosso planeta, no lado esquerdo a lua. Divulgação: NASA.
Imagens da Terra feitas do sistema solar exterior são raras, porque a partir dessa distância, a Terra parece muito perto do nosso sol. Detectores sensíveis de uma câmera pode ser danificados por olhar diretamente para o sol, assim como um ser humano pode danificar sua retina, fazendo o mesmo. A sonda Cassini foi capaz de tirar esta imagem porque o sol tinha mudado temporariamente para trás de Saturno, do ponto de vista da nave espacial e a maior parte da luz foi bloqueada. 
Terra vista de Saturno e Mercúrio
Comparações de imagens da Terra e da Lua feitas a partir de Saturno à esquerda e de Mercúrio à direita. Divulgação: NASA.

0 Comentários