Projeto de ferrovia ligando Uruaçu a Campos no Rio de Janeiro está aberto a consulta pública

Ferrovia interligará Uruaçu/GO a Campos no Rio de Janeiro
Ferrovia Uruaçu-Campos. Reprodução. Clique para ampliar.
A Superintendência de Infraestrutura e Serviços de Transporte Ferroviário de Cargas publicou ontem (10/06) o aviso de Tomada de Subsídio nº 13/2013 para obter contribuições e informações adicionais para a discussão do projeto do trecho ferroviário entre Uruaçu/GO e Campos/RJ.

Trata-se de uma ferrovia de 1.706 km, integrante do Plano de Investimento em Logística, lançado pelo governo em agosto do ano passado. O projeto é de uma ferrovia moderna, com bitola de 1,60m possibilitando velocidade dos trens em até de 80 km, quando entrar em operação.

A ferrovia nasce do entroncamento com os trilhos da Norte-Sul, em Uruaçu, corta o Distrito Federal, Minas Gerais até chegar a Campos/RJ. Serão cortados 55 municípios, sendo oito em Goiás (Uruaçu, Santa Rita do Novo Destino, Barro Alto, Vila Procópio, Cocalzinho de Goiás, Padre Bernardo, Planaltina e Cristalina).

No Distrito Federal a ferrovia vai cortar a parte norte do Quadrilátero, passando nas proximidades de Planaltina. Em Minas Gerais, serão cortados 41 municípios: Cabeceira Grande, Unaí, Natalândia, Dom Bosco, Brasilândia de Minas, João Pinheiro, Pirapora, Buritizeiro,  Várzea da Palma, Lassance, Augusto de Lina,  Corinto, Curvelo, Inimutaba, Presidente Juscelino, Cordisburgo, Jequitibá, Funilândia,  Prudente de Morais, Matozinhos, Jaboticatubas, Taquaraçu de Minas, Nova União, Bom Jesus do Amparo, Itabira, São Gonçado do Rio Abaixo, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Alvinópolis, Mariana,  Barra Longa,  Acaiaca, Ponte Nova, Guaraciaba, Porto Firme, Viçosa, Cajurí, Coimbra, São Geraldo, Ervalha, Guricena, São Sebastião da Vargem Alegre, Miraí, Muriaé e Patrocínio do Muriaé.

No estado do Rio de Janeiro, os trilhos cortarão os municípios de Lage do Muriaé, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira e Campos.  Mais detalhes sobre o projeto e o formulário eletrônico para envio de sugestões podem ser obtidos clicando aqui.
Contribuições também podem ser enviadas para a sede da ANTT: SCES, Lote 10, Trecho 03, Projeto Orla Polo 08 – Brasília/DF - 70200-003.
Fonte: ANTT

0 Comentários