Meteorito atinge a Rússia e 500 pessoas ficam feridas

Meteorito cai na Rússia e 400 pessoas ficam feridas
Rastro deixado pelo meteorito na Rússia. Foto: Divulgação.
Atualização: Número de feridos passam de mil, saiba mais sobre este acontecimento.

Os moradores da cidade russa de Chelyabinsk, localizada a 1.500 quilômetros da capital Moscou, foram surpreendidos na manhã desta sexta-feira (15/02) com uma grande explosão causada por um meteorito. Segundo agencias internacionais, cerca de 514 pessoas ficaram feridas por estilhaços de vidros.

Testemunhas relatam que o meteorito lançava bolas de fogos rumo à Terra, a onda de choque causada pelo objeto chegou a provocar um tremor que disparou alarmes de carros e quebrou várias vidraças pela cidade. Viktor Prokofiev, morador da cidade de Yekaterinburgo, localizada nos Montes Urais, disse que dirigia para o trabalho, ainda estava escuro, e de repente foi surpreendido com uma forte luz e tudo ficou iluminado como se fosse dia.

A porta-voz do Ministério para Situações de Emergências da Rússia, Elena Smirnij, afirmou que o evento ocorrido nesta sexta-feira não foi uma chuva de meteoritos, como foi veiculado em alguns jornais russos, mas se trata de um meteorito que se desintegrou nas camadas baixas da atmosfera.

A queda de meteoritos na Rússia ocorreu no mesmo dia em que o asteroide2012 DA14 que tem 45 metros de diâmetros e pesa cerca de 130 mil toneladas, irá se aproximar a uma distância de apenas 27 mil quilômetros da Terra, essa distância é menor que a de muitos satélites de comunicação que ficam a 36 mil km da superfície terrestre. Por volta das 17h25 (horário de Brasília), desta sexta-feira (15/02) o asteroide estará muito próximo do planeta, quem estiver no Leste europeu, Ásia e Oceania poderá observar o objeto com mais facilidade, uma vez que nessas regiões será noite.

O poder destrutivo do asteroide é estimado em 2,5 megatons de TNT, ou seja, semelhante a uma bomba atômica. Caso o 2012 DA14, descoberto somente no ano passado, atingisse a Terra, poderia arrasar uma cidade como São Paulo em poucos segundos, mas, para nossa sorte, cientistas, pesquisadores e astrônomos afirmam que segundo as observações feitas ao longo dos últimos doze meses e levando em consideração seu padrão orbital, o objeto ainda não está em rota de colisão com a Terra.

Ainda não é possível afirmar que a explosão de um meteorito ocorrida nesta sexta-feira na Rússia, tem alguma relação com a passagem do asteroide 2012 DA14. Veja abaixo um vídeo que mostra o rastro deixado no céu do meteorito que atingiu a Rússia nesta manhã:

0 Comentários