Obras na Arena Fonte Nova em Salvador chegaram a 90% de conclusão

As obras da Arena Fonte Nova passaram de 90% de avanço físico. Os dados foram fechados em dezembro de 2012 pelo Consórcio Arena Fonte Nova.


Leia também:
Veja fotos e vídeos da inauguração da Arena Fonte Nova.


A preparação do sistema de drenagem à vácuo do gramado chegou a 70% de conclusão. O campo da arena terá 105m x 68m, com uma distância em relação às arquibancadas de 10m nas laterais e 12,30m nas linhas de fundo.
Cobertura e assentos da Arena Fonte Nova estão sendo instalados
Arena Fonte Nova já tem 90% das obras concluídas.
O sistema de drenagem à vácuo tem um conjunto moto-bomba que faz a drenagem forçada das águas pluviais, eficiente quando ocorrerem chuvas muito fortes. Além disso, o mesmo sistema pode aerar o solo, melhorando as condições para o desenvolvimento da grama, que será da espécie Bermuda celebration – a mesma dos estádios Mineirão e Castelão - e ocupará uma área de 9 mil m².

O plantio da grama será tipo sprig e o solo vai receber um reforço em fibra sintética misturado no substrato. As mudas virão de fornecedores localizados nos estados de Sergipe e Rio Grande do Norte. O início do plantio do gramado da Arena Fonte Nova está previsto para a segunda quinzena de janeiro.

Assentos
Cadeiras da Fonte Nova em Salvador serão de três tipos
Assentos da Fonte Nova. Foto: David Campbell/ ME/ Portal da Copa/ Dezembro de 2012
A colocação dos assentos da Arena Fonte Nova está 30% concluída. Os tons de verde utilizados remetem à marca da Arena Fonte Nova que, segundo o consórcio responsável pelas obras, traduzem as águas esverdeadas do Dique do Tororó - único manancial natural da cidade de Salvador, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Serão três tipos de assentos rebatíveis: para o público geral, os assentos são sem braço e, para o público da área de hospitalidade, são com braço. Todos possuem encosto confeccionado em resina plástica. Já as cadeiras que servem aos camarotes possuem assento acolchoado com braço e estofamento em poliuretano. A conclusão da colocação das cadeiras está prevista para a segunda quinzena de fevereiro de 2013.

Cobertura
Mais de 12% da membrana da cobertura da Arena Fonte Nova foi instalada. Uma equipe de 75 pessoas, incluindo montadores alpinistas especializados em construção civil, é responsável pelo processo. Flexível, resistente e autolimpante, a membrana é confeccionada com uma matéria-prima chamada PTFE - plástico de alta performance reforçado com fibras de vidro.

Outras frentes de trabalho
No que se refere a acabamentos, os pisos estão 96% finalizados e os revestimentos, 87%. As instalações hidráulicas, elétricas e de TI chegam a 88% e o edifício garagem tem 85% da estrutura executada. Neste momento, 3.150 colaboradores se revezam em três turmas que trabalham 22 horas por dia. A Arena Fonte Nova receberá três partidas na Copa das Confederações FIFA 2013 e outras seis no Mundial de 2014.

Fonte: Portal da Copa, com informações do Consórcio Arena Fonte Nova

0 Comentários