Eleita uma das 7 maravilhas de Goiás a pedra Chapéu do Sol sofre com o descaso das autoridades e com ações de vândalos

A pedra Chapéu do Sol, em Cristalina - GO, foi eleita uma das 7 maravilhas de Goiás
Pedra Chapéu do Sol -  Uma das 7 Maravilhas de Goiás  
O Jornal O Popular de Goiânia publicou um caderno especial no último domingo (27/05), elencando por votação dos seus leitores as Sete Maravilhas de Goiás, foram eleitas: a Serra Dourada, o Rio Araguaia, Alto Paraíso de Goiás, as Pedras de Paraúna, a Pedra Chapéu do Sol, o Lago dos Tigres e a cidade de Santa Cruz de Goiás.

Vamos falar exclusivamente da Pedra Chapéu do Sol, localizada no município de Cristalina, mais especificamente na fazenda Sucupira. O local não tem nenhuma infraestrutura e sofre com a ação de vândalos, que picham a pedra e por vezes, podem até tentar derrubá-la. Além disso, em torno da Pedra Chapéu do Sol, há uma grande afloração de pedras que formam uma verdadeira cidade, inclusive é possível contemplar uma grande variedade de inscrições rupestres deixadas por povos que habitavam a região há milhares de anos.

Infelizmente, as autoridades de Cristalina nunca deram a devida importância à pedra Chapéu do Sol e os afloramentos rochosos à sua volta. Naquele local, deveria existir um parque legalmente instituído, assim como existe nos demais locais que integram as sete maravilhas de Goiás.

O que não adianta é as autoridades de Cristalina agir com demagogia (em alguns casos hipocrisia), principalmente em ano eleitoral, propagando que a Pedra Chapéu do Sol foi eleita uma das Sete Maravilhas de Goiás, sem apresentar nenhuma proposta prática para proteger e preservar aquela obra singular da mãe natureza. Recentemente, publicamos um alerta feito pelo professor Jurandir George Arael Magnus Lazarotti, sobre os riscos que a Pedra Chapéu do Sol está correndo caso as autoridades de Cristalina não tome as providências para preservar aquele local.

Afinal, quais serão os benefícios práticos que a Pedra Chapéu do Sol vai ganhar por ter sido eleita por um jornal de Goiânia uma das Sete Maravilhas de Goiás? Será que as autoridades de Cristalina e do Estado a consideram como tal? Se sim, porque não cuidam desta maravilha natural? Você cristalinense, consegue imaginar Cristalina sem a Pedra Chapéu do Sol? Talvez essas perguntas nunca sejam respondidas, mas se nada for feito, poderemos perder uma das obras mais perfeitas da natureza.

O site Redecol Brasil completou 3 anos ininterruptamente no ar, publicando notícias e informações com imparcialidade e independência, não recebemos e nem fazemos questão de receber “patrocínio” de órgãos públicos, nosso maior objetivo é divulgar e proteger os interesses de Cristalina, e não de classes ou grupos específicos. Por isso, conclamamos as autoridades de Cristalina e sociedade em geral para que se atentem pela importância da preservação da Pedra Chapéu do Sol, antes que seja tarde demais.

2 Comentários

  1. SANTA CRUZ DE GOIÁS MERECE POIS É UMA CIDADE MARAVILHOSA

    ResponderExcluir
  2. Pedra chapéu do sol é uma obra prima de Deus,louvado seja o nome de Jesus Cristo!

    ResponderExcluir