Eleita uma das 7 maravilhas de Goiás a pedra Chapéu do Sol sofre com o descaso das autoridades e com ações de vândalos


A pedra Chapéu do Sol, em Cristalina - GO, foi eleita uma das 7 maravilhas de Goiás
Pedra Chapéu do Sol -  Uma das 7 Maravilhas de Goiás  
O Jornal O Popular de Goiânia publicou um caderno especial no último domingo (27/05), elencando por votação dos seus leitores as Sete Maravilhas de Goiás, foram eleitas: a Serra Dourada, o Rio Araguaia, Alto Paraíso de Goiás, as Pedras de Paraúna, a Pedra Chapéu do Sol, o Lago dos Tigres e a cidade de Santa Cruz de Goiás.

Vamos falar exclusivamente da Pedra Chapéu do Sol, localizada no município de Cristalina, mais especificamente na fazenda Sucupira. O local não tem nenhuma infraestrutura e sofre com a ação de vândalos, que picham a pedra e por vezes, podem até tentar derrubá-la. Além disso, em torno da Pedra Chapéu do Sol, há uma grande afloração de pedras que formam uma verdadeira cidade, inclusive é possível contemplar uma grande variedade de inscrições rupestres deixadas por povos que habitavam a região há milhares de anos.

Infelizmente, as autoridades de Cristalina nunca deram a devida importância à pedra Chapéu do Sol e os afloramentos rochosos à sua volta. Naquele local, deveria existir um parque legalmente instituído, assim como existe nos demais locais que integram as sete maravilhas de Goiás.

O que não adianta é as autoridades de Cristalina agir com demagogia (em alguns casos hipocrisia), principalmente em ano eleitoral, propagando que a Pedra Chapéu do Sol foi eleita uma das Sete Maravilhas de Goiás, sem apresentar nenhuma proposta prática para proteger e preservar aquela obra singular da mãe natureza. Recentemente, publicamos um alerta feito pelo professor Jurandir George Arael Magnus Lazarotti, sobre os riscos que a Pedra Chapéu do Sol está correndo caso as autoridades de Cristalina não tome as providências para preservar aquele local.

Afinal, quais serão os benefícios práticos que a Pedra Chapéu do Sol vai ganhar por ter sido eleita por um jornal de Goiânia uma das Sete Maravilhas de Goiás? Será que as autoridades de Cristalina e do Estado a consideram como tal? Se sim, porque não cuidam desta maravilha natural? Você cristalinense, consegue imaginar Cristalina sem a Pedra Chapéu do Sol? Talvez essas perguntas nunca sejam respondidas, mas se nada for feito, poderemos perder uma das obras mais perfeitas da natureza.

O site Redecol Brasil completou 3 anos ininterruptamente no ar, publicando notícias e informações com imparcialidade e independência, não recebemos e nem fazemos questão de receber “patrocínio” de órgãos públicos, nosso maior objetivo é divulgar e proteger os interesses de Cristalina, e não de classes ou grupos específicos. Por isso, conclamamos as autoridades de Cristalina e sociedade em geral para que se atentem pela importância da preservação da Pedra Chapéu do Sol, antes que seja tarde demais.

Comente com sua conta do Facebook

Comente com sua conta do Google

Um comentário

  1. SANTA CRUZ DE GOIÁS MERECE POIS É UMA CIDADE MARAVILHOSA

    ResponderExcluir

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.