Hospitais do Distrito Federal são sobrecarregados com pacientes do Entorno

A saúde pública do Distrito Federal que já é deficiente fica ainda mais problemática por causa do grande número de pacientes do Entorno que buscam atendimento nos postos e hospitais do DF. Segundo dados do GDF – Governo do Distrito Federal, entre os anos de 2008 e 2010, ocorreu um aumento de dez por cento no número de atendimento aos pacientes do Entorno, passando de 232.256 atendimentos de emergências em 2008, para 254.117 em 2010.

A análise demonstra a pressão exercida pela população do Entorno, que hoje somam 1.154.021 habitantes,  sobre o Sistema Público de Saúde do Distrito Federal, que em alguns hospitais chega a 40% do total de atendimentos.  Em 2010 quase 13% das internações da rede pública do DF foram realizadas a pacientes residentes nos 23 municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno – Ride.

Cidades que mais enviam pacientes ao Distrito Federal
Os municípios que mais buscam atendimento no DF estão localizados no Entorno Sul, que abrange:
  • Cidade Ocidental,
  • Valparaíso,
  • Santo Antônio do Descoberto,
  • Águas Lindas,
  • Cristalina,
  • Luziânia e Novo Gama.
Esses municípios somam mais de 86% do total da demanda da Ride para as unidades hospitalares do DF. Somente Águas Lindas e Novo Gama são responsáveis por 46% do total. O maior número de pacientes – 65.121 -  veio de Águas Lindas. Em segundo lugar aparece o Novo Gama, com 64.319 atendimentos na rede pública do DF, seguido de Valparaíso, com 43.037.  Dos 40.543 partos realizados nos hospitais públicos em 2010, 8.002 foram em mulheres residentes no Entorno. Clique aqui e veja o relatório de todos os municípios do Entorno.
  
Hospital Regional do Gama é sobrecarregado por causa do Entorno
Cerca de 41% das 7.980 internações ocorridas no Hospital Regional do Gama em 2010 foram de pacientes do Entorno.

Também foram registrados no hospital, 78.804 atendimentos de emergências em pronto-socorro de pacientes oriundos do Entorno, número que corresponde a 27% do total de atendimento realizados no ano.





O entorno precisa receber mais investimentos
O levantamento aponta uma necessidade clara, os municípios do Entorno precisam receber mais investimentos em saúde, é preciso que todas as esferas de governo priorizem o desenvolvimento e instalação de unidades de saúde na região que atendam casos de baixa e média complexidade, o que certamente já reduziria em muito o número de pacientes enviados ao Distrito Federal.

0 Comentários