Rádio Serra Dourada FM é criticada por sua forma de atuação no interior de Goiás

Rádio Serra Dourada FM desagrada ouvintes
A Rádio Serra Dourada FM de Caiapônia, cidade localizada no Sudoeste de Goiás, está sendo alvo de várias críticas devido à sua forma de atuação naquele município. Em matéria veiculada no site do Jornal Oeste Goiano, é estampada a seguinte manchete: “Emissora desantenada com a realidade da cidade”. Caiapônia possui além da Serra Dourada FM 90.9, uma emissora comunitária (Rádio Liberdade FM 104,9) e uma Rádio AM (Rádio Serra Azul AM 580).

Outro trecho da matéria, afirma que, intelectuais e líderes da comunidade caiaponiense tem sido críticos com relação à forma de atuação da Rádio Serra Dourada FM. “Parece uma caixa de som ligada, não tem relevante noticiário local, não debate os assuntos da terra e não dá espaço para os segmentos locais levantarem as questões de interesse da comunidade”. É o que a reportagem do Jornal Oeste Goiano ouve constantemente de pessoas que ainda salientam: “uma rádio não pode existir só pra rodar música”. Leia a matéria na íntegra.

Leia mais sobre a Serra Dourada FM:
Rede Serra Dourada Fm segue crescendo em Goiás

Cobertura da Rede Serra Dourada em Goiás
A Serra Dourada FM de Caiapônia faz parte da Rede Serra Dourada FM, que atualmente possui 12 emissoras de rádios no Estado de Goiás:
  • Rádio 99,5 Fm de Goiânia (Funciona paralelamente à Rede Serra Dourada);
  • Rádio Serra Dourada FM 95,7 mhz de Cristalina - Goiás;
  • Rádio Serra Dourada Fm 91,1 mhz de São Simão - Goiás;
  • Rádio Serra Dourada Fm 97,9 mhz de São Miguel do Araguaia - Goiás;
  • Rádio Serra Dourada Fm 89,1 mhz de Cocalzinho - Goiás;
  • Rádio Serra Dourada Fm 100,9 mhz de Crixás - Goiás;
  • Rádio Serra Dourada Fm 88,5 mhz de Itapaci - Goiás;
  • Rádio Serra Dourada Fm 94,9 mhz de Itajá - Goiás;
  • Rádio Serra Dourada Fm 90,9 mhz de Caiapônia - Goiás;
  • Rádio Serra Dourada Fm 96,7 mhz de Iaciara - Goiás;
  • Rádio Serra Dourada Fm 90,7 mhz de Rio Quente/Caldas Novas – Goiás (Ainda fora do ar);
  • Rádio Serra Dourada Fm 96,1 mhz de Montividiu/Rio Verde - Goiás.
Programação Local
Em cidades como Cristalina, São Simão, São Miguel do Araguaia, Itapaci, Caiapônia e Rio Verde, as emissoras possuem uma programação local, geralmente com dois locutores (exceto a rádio Serra Dourada de Rio Verde que tem 4 locutores). Já as demais emissoras da rede, não têm programação local, sendo que, toda a programação é gerada a partir dos estúdios da rede em Goiânia.

A programação da Rede Serra Dourada é idêntica a veiculada pela sua co-irmã de Goiânia, a 99,5 FM, não levando em consideração as diferenças culturais entre a capital goiana e as cidades do interior do Estado. A grade local de programação da Rede Serra Dourada é executada de segunda a sexta-feira (das 8h às 19h) e aos sábados, de 8h às 20h.

Programação em Rede
No horário das 20h até 08h (de domingo a domingo), a programação é em rede. Sendo que, das 20h até às 04h da manhã, a emissora veicula o programa automatizado por computador (sem locução), chamado, “Oito Horas de Amor”, com uma seleção musical que não agrada a maioria das pessoas. No domingo não existe programação local, todos os programas são gerados diretamente de Goiânia.

Noticiário local
A Rede Serra Dourada de Rádios, não possui nenhum programa jornalístico que leve à população os fatos e acontecimentos da comunidade local, quem ouve a emissora, fica de certa forma alienado ao que acontece à sua volta. Oportunamente, como disse um dos trechos da matéria citada no início deste artigo, rádio não deve tocar só música, precisa levar entretenimento, cultura e, sobretudo boa informação aos ouvintes. Esperamos que os dirigentes da rede repensem toda a plástica da rádio e apresente muitas novidades positivas aos ouvintes que gostam da Serra Dourada.

Novos quadros e programas
Os ouvintes da Rede Serra Dourada, esperam ansiosamente por novos quadros e programas na emissora, desde sua estréia em 2008, pouca coisa mudou... Aos domingos então, é sem sombra de dúvida o pior dia em minha opinião para se ouvir a rádio, falta uma programação mais descontraída, informativa, divertida e, sobretudo que promova e incite a participação dos ouvintes de forma mais humanizada.

O programa “Oito Horas de Amor” já está passando da hora de ser reformulado ou para alívio geral, retirado da grade da emissora. Não há ouvidos que suportem ouvir das 20h até às 04h da manhã, aquela seleção musical de gosto duvidoso, seria mais produtivo, criarem um programa que toquem ritmos mais alegres, com um locutor ou locutora, que seja descontraído, carismático e emotivo para comandar o horário. De modo geral, a Rede Serra Dourada deve investir na elaboração de programas de notícias, informação e prestação de serviços, mesclando, música, humor, entretenimento e interatividade para com o ouvinte, além é claro, de novas vinhetas e uma plástica mais moderna.

Conclusão
O formato atual que a Serra Dourada implantou, não prestigia a realidade das cidades em que existem emissoras da rede, dando pouco ou nenhum espaço para discussão de questões de interesse da sociedade. Reafirmo mais uma vez, o grupo que controla a Serra Dourada deve repensar a forma como vem conduzindo esse conglomerado de rádios, abrindo mais espaço para a comunidade local, afinal, como já cansei de repetir, rádio não é só música!

Todos nós esperamos muito mais desta que é a maior rede de rádios do Estado de Goiás, mas que, infelizmente, parece não saber muito bem aonde quer chegar. Ela tem praticamente a mesma programação da rádio 99,5 FM de Goiânia, no entanto, a emissora da capital goiana não assume o seu virtual papel de cabeça de rede e por sua vez, a Rede Serra Dourada parece não ter forças para romper esse cordão umbilical e ter sua própria plástica, programação e estilo de comunicação mais adequado à realidade do interior de Goiás, dessa forma, devido a esta indefinição, falta identidade para a Rede Serra Dourada.

2 Comentários

  1. Eu também acho. E quero parabenizar pela volta da rádio líder em Cristalina. a programação tá muito boa. agora só ouço a líder.

    ResponderExcluir
  2. carlos Ribeiro gonsalves6 de agosto de 2011 às 08:11

    falou tudo e mais um pouco essa rede é muito fraca mesmo aqui mesmo em caiapônia é muito ruim locutores tristes da vontade de dormir rsrrs

    ResponderExcluir