Sindicato Rural de Cristalina e FAEG promovem inclusão digital no campo


O Sindicato Rural de Cristalina recebeu 10 computadores para a inclusão digital de produtores, trabalhadores rurais e familiares, que poderão participar de cursos e treinamentos para aprender a manusear o computador, acessar Internet entre outras funções da informática. A iniciativa faz parte do Programa Inclusão Digital, uma parceria do Sistema Faeg/Senar com o Sistema CNA/Senar, o programa tem o objetivo de qualificar em Goiás 44.582 pessoas em três anos.

No Brasil a Confederação Nacional da Agricultura – CNA tem como meta a inclusão digital de 400 mil produtores e trabalhadores rurais. O presidente do Sistema, José Mário Schreiner afirma que esta é uma forma de produtores, trabalhadores e familiares terem acesso à informação rápida e, na maioria das vezes imediata. “Infelizmente ainda temos muitos produtores que recebem informações superficialmente. Em alguns casos, o produtor só tem acesso à informação por meio de seus vizinhos”, afirma Schreiner. A expectativa é de que todos os 124 Sindicatos Rurais goianos tenham uma sala de inclusão digital como a que está sendo instala em Cristalina.
O Programa Inclusão Digital iniciou em Goiás no de 2009, beneficiando os municípios de Rio Verde, Goiatuba, Quirinópolis, Mineiros e Morrinhos. Cada um recebeu dez microcomputadores e já iniciaram a qualificação, gratuitamente, de produtores rurais, funcionários e familiares. No dia 31 de março de 2010, foram distribuídos 40 computadores para os Sindicatos Rurais de Cristalina, Catalão, Piracanjuba e Anápolis, recebendo 10 computadores cada um. Com o objetivo de ampliar a inclusão digital no campo, o Sistema Faeg/Senar fez uma parceria com a Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec) e serão montadas mais sete salas cada uma com seis microcomputadores nos municípios de Alexânia, Guapó, Inaciolândia, Indiara, Niquelândia, Pires do Rio e Uruaçu.
É importante que os produtores rurais tenham a sua disposição informações que lhes permita trabalhar a terra de forma mais profissional, de modo que aumente a produção e a qualidade dos produtos oriundos dessas propriedades, consequentemente o uso de técnicas adequadas a sua realidade torna o trabalho rural muito mais satisfatório do ponto de vista financeiro. Ouça no player abaixo o Programa Minuto Rural, produzido pela FAEG, trazendo a notícia da instalação de salas de inclusão digital em Cristalina:



Com a colaboração da Assessoria de Imprensa da FAEG.
Foto: Marcus Vinicius/FAEG

Quer divulgar esta matéria, não esqueça a fonte: http://www.redecol.com.br/
Gostou do Post? Receba nossas notícias via 200Feed

Comente com sua conta do Facebook

Comente com sua conta do Google

Nenhum comentário

Antes de comentar leia nossa Política de Comentários

Atenção: Os comentários não refletem as opiniões do editor e nem do Site.