Ruas e Avenidas de Cristalina começam a receber nova sinalização




As Ruas e avenidas de Cristalina começam a receber nova sinalização visando tornar o fluxo de veículos e pedestres mais seguro. Nesse sentido a Prefeitura de Cristalina começa a colocar em prática o projeto de modernização do trânsito da cidade, que dentre outras medidas, deverão ser feitas a arborização das avenidas, dando um aspecto mais agradável para quem trafega nessas vias. Segundo dados do IBGE, no ano de 2008 Cristalina contava com uma frota de  10.883 veículos registrados, ou seja, emplacados na cidade. Veja na tabela abaixo o número de veículos de Cristalina no ano de 2008, nesse total não está incluído os veículos com placas de outras localidades que trafegam nas ruas da cidade.





Tipo de Veículo
Total
Automóvel
6.007
Caminhão
840
Caminhão trator
181
Caminhonete
1.492
Micro-ônibus
32
Motocicleta
1.505
Motoneta
578
Ônibus
197
Trator de rodas
1
Total Geral:
10.883
Fonte: Ministério da Justiça, Departamento Nacional de Trânsito - DENATRAN - 2008.
Agora, se levarmos em consideração o processo de industrialização que Cristalina está passando, pode-se prever que o número de veículos nas ruas aumentarão ainda mais, uma vez que muitas pessoas virão morar e trabalhar na cidade. Por isso é tão importante começar agora o processo de modernização das nossas vias públicas, se deixar para depois poderá demandar muito mais gastos públicos, além do risco crescente de aumento de acidentes.

Segundo o prefeito de Cristalina, Luiz Attíe, em matéria publicada pela Assossoria de Comunicação da Prefeitura, “foi escolhida a melhor maneira para a modernização, vamos nos focar na melhoria do trânsito para que esta mudança seja feita o mais rápido possível, além disso, temos outras obras e projetos que serão feitos, precisamos reavaliar o tráfego em vários setores de nossa cidade e traçar novos planos de sinalização. A cidade se desenvolve e junto com ela, o trânsito vai ficando cada vez mais complicado, o número de veículos, principalmente de motocicletas, tem crescido substancialmente, e temos que pensar em soluções para abrigá-los, a mobilidade urbana entre todas foi a norteadora do estudo, visto que o projeto foi basicamente priorizado para o pedestre, ciclista e por fim os veículos. A humanização do trânsito era uma discussão freqüente desde o início do mandato, era uma preocupação constante do governo, além das melhorias na fluidez e segurança, as ações voltadas à educação do trânsito buscam melhorar o comportamento dos usuários do trânsito para que respeitem a sinalização e diminuam os comportamentos perigosos no trânsito”.
As autoridades cristalinenses estão de parabéns pela visão que estão tendo em relação à organização do trânsito de Cristalina. Quem trafega pela rua 21 de abril já observa em alguns cruzamentos que foram instaladas algumas rotatórias que tem por finalidade obrigar os veículos a diminuírem de velocidade, dessa forma espera-se um decréscimo no índice de acidentes de trânsito nas ruas da cidade. No entanto, essas melhorias no trânsito não devem parar por aí, é preciso instalar mais semáforos, mais faixas de pedestres, melhorar os passeios públicos que são construídos sem nenhuma preocupação com a acessibilidade e dificulta a vida das pessoas e especialmente daquelas que tem alguma dificuldade de locomoção, é preciso coibir o uso das calçadas por parte de empresas, principalmente as lojas de revenda de veículos e lojas de varejo, esses estabelecimentos invadem os passeios públicos como se a eles pertencessem, obrigando os pedestres a transitarem nas ruas, aumentando o risco de sofrerem um acidente. Complementando isso tudo, deve-se começar uma ampla campanha de educação no trânsito, tanto para motoristas, como para os pedestres que muitas vezes de forma assintosa não respeitam as leis de trânsito e mesmo havendo calçadas insistem a andarem displicentemente no meio da rua, obrigando que o motorista redobre a sua atenção.
Fonte das fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cristalina


0 Comentários