Cristalina terá Superintendência Municipal de Trânsito

Cristalina terá uma Superintendência Municipal de Trânsito, a SMT-CRIS, fiquei bastante feliz com essa notícias pois, já cobrei diversas vezes aqui no Blog a criação de uma secretaria ou superintendência para organizar o nosso caótico trânsito, em um post publicado em 14 de setembro de 2009, escrevi: “ A cidade que está em ritmo de crescimento, deveria criar uma Superintendência ou Departamento Municipal de Trânsito, que tem como competência o gerenciamento, controle, fiscalização e regulamentação das atividades relacionadas ao trânsito de veículos e transporte de passageiros, além de fazer cumprir o Código Nacional de Trânsito. Outro ponto que considero muito importante, porém as autoridades de Cristalina não dão a devida importância é em relação à sinalização vertical (placas) e horizontal (faixas) das ruas da cidade que é precária, quem anda no centro comercial, não encontra se quer uma faixa de pedestres, podem ser encontradas somente na porta de algumas escolas.


Cristalina tem uma frota de aproximadamente 10 mil veículos e mesmo assim, só existe um semáforo localizado no cruzamento da Rua da Saudade com a Avenida Kaled Kosac, na entrada da cidade, mesmo assim, aquilo ali é um perigo, como não há fiscalização neste ponto, os motoristas simplesmente ignoram o sinal vermelho, colocando em risco a vida deles próprios e das outras pessoas que trafega naquela região, especialmente os pedestres.”.

Não sei se é coincidência, mas parece que a Prefeitura de Cristalina acompanha os nossos questionamentos, o que mostraria que os nossos governantes estão atentos aos reclames dos seus cidadãos, pois o nosso intuito não é somente criticar quando achamos que alguma coisa não está certa ou elogiar quando achamos alguma iniciativa válida e importante para a comunidade cristalinense,  buscamos aqui apontar os problemas e também as possíveis soluções para tornar Cristalina um lugar melhor para todos.

O  cruzamento da Avenida Kaled Kosac era muito perigoso, agora o semáforo que ali existia foi retirado e cedeu lugar para uma rotatória, dessa forma, os motoristas são obrigados a reduzir a velocidade, diferentemente de quando existia o semáforo, que na verdade era um ponto neutro, pois poucas pessoas o respeitava, furando o sinal em alta velocidade e colocando a vida das pessoas em risco.

Um outro questionamento que fizemos aqui no Blog foi em relação a nossa sinalização de trânsito, não temos semáforos suficientes, faixas de pedestres e ainda falta uma efetiva fiscalização que vise coibi as infrações de trânsito. Estima-se que em 2009 20 pessoas perderam a vida no trânsito de Cristalina. E apesar disso tudo, não tínhamos no município se quer um departamento municipal de trânsito. Agora com a criação da Superintendência Municipal de Trânsito todas as atribuições que era do Departamento Estadual de Trânsito – Detran, ficará a cargo da SMT-CRIS, que englobará as atribuições de uma Secretaria Municipal de Trânsito e de um departamento de trânsito e terá apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar. A SMT-CRIS foi criada no oficialmente no dia 4 de janeiro de 2010, com documento assinado pelo prefeito municipal, Luiz Attíe e será organizada pela PM, tendo como diretor O Sr.Ricardo Alvarenga.
A expectativa é que em pouco tempo, todas as ruas de Cristalina estejam bem sinalizadas, com faixas contínuas, faixas de pedestres, organização da mão e contramão, instalação de semáforos nas vias e cruzamentos mais perigosos, implantação de placas indicativas em todos os bairros, para que o visitante ou turista não tenha dificuldade para se locomover na cidade. Espero também que as ruas de bloquetes no centro da cidade: Rua Goiás, 21 de abril, J.J. Taveira, 7 de setembro, Minas Gerais, Rua Otaviano de Paiva e um trecho da Rua Visconde de Mauá, sejam substituídos por asfalto, facilitando e tornando o trânsito mais seguro.

Saiba mais:

0 Comentários