RIO 2016 O RIO RECEBERÁ OS PRIMEIROS JOGOS OLIMPICOS DA AMÉRICA DO SUL


Ontem (02/10/2009) certamente foi um dia Histórico para o Brasil, devido à escolha da cidade do Rio de Janeiro para sediar as Olimpíadas de 2016, desbancando Chicago, Tóquio e Madri. E a vitória brasileira sobre os espanhóis na última rodada veio com sobras: 66 votos contra 32. Porém isto não pode ser considerado um marco só para o esporte nacional nem tão pouco só para os cariocas, Este evento trará para o Brasil muitos investimentos e renda principalmente no campo do turismo.
A realização dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro deverá aumentar o fluxo de turistas estrangeiros no Brasil em até 15% em relação ao ano anterior ao da Olimpíada. A previsão é da presidente da Embratur, Jeanine Pires, com base na experiência australiana de Sidney, que recebeu os Jogos Olímpicos em 2000.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse aos prantos nesta sexta-feira (2), após a decisão do Comitê Olímpico Internacional de escolher o Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016, que esse talvez seja o dia “mais emocionante” de sua vida e que o Brasil “precisava” das Olimpíadas. O Rio de Janeiro superou Madri na última votação. Antes, Tóquio e Chicago foram eliminadas.
O governo da cidade e subsidiariamente o governo Federal terão de vencer vários desafios em áreas como Transporte, segurança e hospedagem
O projeto promete que a beleza natural do Rio de Janeiro vai ganhar uma atenção especial. As Olimpíadas darão um grande impulso para reverter esse processo de degradação. Serão postos em prática programas de reflorestamento e despoluição da Baía de Guanabara, e diversas lagoas da cidade.
Os espanhóis inconsoláveis com a derrota na figura de seu dirigente José Maria Odriozola, que já havia criticado publicamente o projeto do Rio para 2016, criando um grande mal-estar entre as comitivas espanhola e brasileira. Nesta sexta, antes do anúncio, o vice-presidente do Comitê Olímpico Espanhol (COE) gerou nova polêmica ao dizer que a apresentação das adversárias em Copenhague foram cansativas. Depois de perder a disputa para a candidatura carioca, o dirigente continuou a disparar para todos os lados. Para ele, "a sensação era de que havia uma ordem" para que Madri não fosse a escolhida na votação.
Bom enquanto eles lamentam a gente comemora, parabéns para os cariocas, parabéns para a cidade do Rio, parabéns para todos nós brasileiros agora ainda mais orgulhosos, e você já parou para refletir que esta geração vai presenciar uma copa do mundo 2014 e uma olimpíada 2016 aqui em nosso país, é muita honra!



Postado por: Darlene P. Martins

Fonte das fotos: Mais Ação, G1 e BBC


0 Comentários