Desfile em honra ao Divino Espírito Santo completa 74 anos de tradição em Cristalina

Desfile em honra ao Divino Espírito Santo em Cristalina Goiás
Desfile em honra ao Divino Espírito Santo. Divulgação Prefeitura de Cristalina.


Mesmo em época de pandemia, no último domingo (16/05), os fiéis não deixaram de realizar o tradicional desfile da Festa do Divino Espírito Santo em Cristalina. Promovida pela igreja católica há 74 anos, o evento é considerado um dos maiores encontros de folias do Estado de Goiás. As festividades se encerram no próximo dia 23 de maio. 

A Festa em Honra ao Divino Espírito Santo, realizada em Cristalina desde 1947, aconteceu em plena pandemia este ano, sem o tradicional giro das folias, que ocorre nas semanas que antecedem o tradicional desfile, que também não foi realizado por causa das precauções tomadas para conter o coronavírus. 

Porém, mesmo com as restrições impostas pela situação pandêmica, os devotos deixaram a fé falar mais alto e se organizaram  diante da realidade momentânea. Assim, o desfile realizado ontem, 16, contou somente com a participação dos imperadores João Flávio Justiniano de Oliveira e Joiciane Dornelas Faustino, montados a cavalo, os padres Flávio Soares e Guilherme Moreira, sobre uma charrete, e os guias das folias acompanhando o trajeto a pé. 

Antes do cortejo, contudo, houve uma missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida, após a qual os fiéis fizeram o trajeto até à Igreja São Sebastião, passando por várias ruas e avenidas que tinham dezenas de casas adornadas com imagens e bandeiras do Divino colocadas nas respectivas portas. 

Ao chegarem na mais antiga igreja da cidade, onde estavam o prefeito e o vice-prefeito, houve o emocionante encontro das bandeiras e os padres proferiram a benção para um reduzido número de fiéis, se comparado a anos anteriores. 

O encerramento da septuagenária festa religiosa (e cultural) será no próximo domingo, 23, Dia de Pentecostes, com a presença do bispo diocesano Dom Waldemar Passini Dalbello

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Cristalina/Edição: Redecol Brasil

0 Comentários