Alugar ou comprar um imóvel em Goiânia? Descubra a melhor opção para você!

Foto: Pixabay


Entenda suas necessidades e reflita antes de tomar a decisão

Alugar imóveis em Goiânia ou comprar? Esse é um dos maiores dilemas de todo consumidor que está em busca da opção mais viável e vantajosa na hora de buscar por uma moradia com mais qualidade. Essa é uma dúvida muito forte, pois apesar de um dos maiores sonhos do brasileiro ser ter a casa própria, é um investimento alto e de longo prazo, enquanto que o aluguel não tem, grosso modo, um retorno propriamente falando.

Diante dessas perspectivas iniciais, qual será a opção mais interessante: alugar um imóvel ou então efetivamente comprar um? É o que será discutido adiante.

Os motivos que fazem do aluguel uma opção melhor

Uma grande vantagem do aluguel é que permite flexibilidade, para que você não fique confinado a um bairro, um período de tempo ou uma casa sobre a qual ainda não tem certeza. Isso pode ser particularmente reconfortante se seu trabalho ou estilo de vida puder mudar em um futuro próximo.

Por exemplo, se você está prevendo uma mudança de local para um trabalho, uma possível mudança no status de relacionamento ou se você acabou de se mudar para uma nova cidade que ainda está conhecendo, o aluguel oferece opções para se adaptar a todos os mudanças que a vida traz.

Se alguém não tiver certeza sobre sua situação de trabalho - pode ser promovido para um local diferente dentro de sua empresa em um ano - então pode fazer mais sentido alugar e não ficar preso a um local de mercado específico”, diz Drew May, um top Augusta, Georgia, corretora imobiliária com 25 anos de experiência.

Talvez você seja solteiro recentemente ou esta seja a primeira vez que mora com colegas de quarto. O aluguel oferece flexibilidade e paz de espírito para encontrar o melhor companheiro de casa e o tipo de casa ou layout que funciona melhor para você, sem ficar preso a um acordo de longo prazo.

Talvez você esteja trabalhando para comprar uma casa ou seja um novato em uma área e deseja decifrar qual bairro melhor atende às suas necessidades. A opção temporária de aluguel permite que você experimente um bairro diferente se não tiver certeza sobre o atual.

Além disso, se você deseja estar em um determinado bairro muito procurado por causa de suas comodidades ou proximidade do trabalho, encontrar propriedades para alugar a preços acessíveis em áreas mais caras pode ser mais viável do que comprar.

Além de um depósito caução e seguro do locatário, que normalmente é muito acessível, não há custos extras ou ocultos com o aluguel de uma casa. Assim como o proprietário, o locatário é responsável pelo pagamento mensal e pelos serviços públicos (embora em muitos casos alguns serviços públicos, como a conta de água, sejam cobertos pelo proprietário), mas nenhuma das outras despesas que vêm com a casa própria.

Ademais, o valor do aluguel pode ser consideravelmente menor do que a prestação de um financiamento ou empréstimo, por exemplo. Desse modo, mesmo que você tenha interesse em comprar uma casa, pode ser mais interessante continuar morando de aluguel um tempo e guardar uma quantia em dinheiro que corresponderia a diferença entre o que você paga de aluguel e o valor de uma parcela de financiamento. Assim sendo, decorrido algum tempo, você terá juntado dinheiro para comprar à vista ou então pelo menos dar uma boa entrada para amortizar os juros.

Vale lembrar também que na locação você só precisa pagar o aluguel, o IPTU e, quando for o caso, o seguro fiança ou caução, enquanto que comprar uma casa demanda mais despesas, como taxas, juros, tarifas, impostos diversos, etc.

As razões que fazem da compra de imóvel uma opção melhor

Comprar apartamento em Goiânia constitui-se em um verdadeiro investimento. Há muitas vantagens financeiras em comprar uma casa se você estiver em posição de fazê-lo, e a principal delas é o seu patrimônio. O patrimônio líquido é onde a maioria dos proprietários constrói a maior parte de sua riqueza; ele representa a quantia ou o valor da sua casa que você possui imediatamente (em oposição ao que você ainda deve em seu financiamento).

Você pode calcular o patrimônio líquido subtraindo o valor que ainda deve do valor de mercado atual de sua casa. A diferença é quanto patrimônio você tem, que será maior dependendo de quanto você já pagou em seu financiamento. E à medida que o valor da sua casa aumenta com o tempo - o que muitos fazem - você acumulará ainda mais patrimônio.

Outra maneira de ver o aumento do patrimônio líquido é que é um tipo de conta poupança forçada. É "forçado" porque você tem que pagar seu financiamento todos os meses, o que por sua vez gera patrimônio. Existem muitas maneiras de aproveitar o valor da casa, incluindo:
  • Vender sua casa e usar o dinheiro arrecadado para dar entrada em uma casa maior e melhor.
  • Vender sua casa e usar o lucro para reduzir o tamanho e comprar uma casa menor com dinheiro.
  • Obter um empréstimo para compra de uma casa ou outro elemento de alto valor, o que também é chamado de empréstimo com garantia de imóvel.
  • Gerar recursos para aplicar em uma aposentadoria privada.
  • Obter uma linha de crédito de home equity - semelhante a um cartão de crédito, com o valor do seu patrimônio como limite.
Ademais, como as casas ou apartamentos são seus, você pode mexer e remexer neles quando, quanto e como quiser. Como proprietário, você pode considerar sua casa uma tela para adicionar ou remover a cor que achar melhor. Se você deseja repintar, expandir, mudar as luminárias, remodelar o banheiro ou a cozinha - você escolhe - você pode renovar ou redecorar de acordo com o seu desejo.

Você também é responsável por quem mais mora em sua casa - seja o cônjuge, uma pessoa importante, um amigo, um membro da família, um colega de quarto, quantos animais de estimação quiser ou um inquilino, se decidir alugar um quarto.

Agora você tem em mãos tudo o que precisa para refletir e considerar qual alternativa vale mais a pena para você. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!

0 Comentários