Polícia Federal investiga sonegação de impostos em bandas de For All - Forró

Foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) a operação "For All", que tem como principal objetivo apurar possíveis fraudes de sonegação no Imposto de Renda cometidas por grupos musicais. Estima-se que ao menos quatro bandas administradas pela empresa A3 Entretenimento tenham causado um prejuízo de R$ 500 milhões aos cofres públicos.

Segundo a polícia, essas bandas declaravam somente 20% das rendas que obtinham com os shows. Ao analisar as agendas das bandas, os valores médios dos cachês e a quantidade de shows divulgados em suas páginas da internet, constatou-se uma discrepância muito grande em relação aos dados de rendimentos declarados no Imposto de Renda.

Entre as bandas administradas pela A3 Entretenimento está a Aviões do Forró, cujo vocalistas Xand e Solange Almeida, foram ouvidos pela PF, mas, não foram formalmente indiciados ainda. Ao todo, a operação cumpriu 32 mandatos de condução coercitiva, sendo 26 de pessoas jurídicas e 6 de pessoas físicas. A PF apreendeu 168 bens imóveis, além de 38 veículos de pessoas físicas e 37 de pessoas jurídicas.

Curiosidade

O nome da operação For All, faz alusão ao forró, principal ramo de atuação das bandas investigadas. A expressão inglesa "For All" significa "Para Todos" em português. Segundo historiadores, no século XX, funcionários ingleses que construíam ferrovias em Pernambuco promoviam festas abertas ao público, "para todos", onde tocavam ritmos locais. Com o tempo, o termo "For All", passou a ser pronunciado como "Forró".

0 Comentários